domingo, 13 de março de 2011

A Luz de Um Novo Dia - Torey Hayden







Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 288
Editor: Editorial Presença


Sinopse:

Torey Hayden tem pela frente um ano escolar que constituirá talvez um dos desafios mais exasperantes e recompensadores da sua carreira. Da turma que lhe foi atribuída fazem parte Billy, um rapaz que transborda agressividade, Shane e Zane, dois gémeos afectados pela síndrome alcoólica fetal, Jesse, um menino que sofre de síndrome de Tourette, e Venus, uma rapariga de sete anos que não fala nem reage a qualquer estímulo, excepto quando sente o seu espaço ameaçado. Torey, com a sua dedicação e sensibilidade, tentará chegar a estas crianças que tanto precisam dela, enfrentado obstáculos e revelações dolorosas, para as resgatar do seu sofrimento e lhes proporcionar a esperança de um novo dia.

A minha opinião:

Torey Hayden conquistou-me há já alguns anos com o seu primeiro livro editado em Portugal A Criança que não queria falar. A Luz de Um Novo Dia foi o 5º livro que li da autoria de Torey Hayden e ela é sem dúvida umas das minhas escritoras preferidas.

Gosto dos seus livros porque abordam uma temática - as crianças com necessidades especiais - que faz parte da minha área de formação e com a qual estou em contacto. E também, claro, porque a autora descreve a sua experiência com estas crianças de uma forma extraordinária.

Apesar de nos descrever nos seus livros histórias reais por vezes aterradoras e que bastantes vezes preferíamos acreditar que se tratam de ficção, Torey consegue cativar o leitor pela forma envolvente como nos apresenta cada caso e pela forma sincera com que nos dá a conhecer os seus métodos de trabalho com aquelas crianças, mesmo que por vezes esses pareçam não ser os mais adequados mas, afinal isto é a vida real e a teoria nem sempre está a par da sua crueldade.

É também inevitável, para mim, não me sentir na pele da autora e não me envolver de igual forma na história de cada criança, sendo-me sempre um pouco difícil despedir-me e ficando a pensar como estarão agora estes miúdos.

Esta "Menina Linda" não foi excepção, a sua história prendeu-me do inicio ao fim, bem como a história de Wanda, de Billy, de Shane e Zane, de Jesse e também a de Julie, uma voluntária que passou parte daquele ano lectivo ajudando Torey.

Trata-se de um livro fenomenal, como todos os outros da autora, os quais aconselho para um público em geral, pois nunca é demais conhecer a verdadeira e dura realidade em que muitas (demasiadas) crianças vivem neste Mundo.


Classificação:
4,5/5 Muito Bom

2 comentários:

  1. Por acaso ando curiosa com esta autora, um daqueles livros para ler quando tiver virada para este tipo de temática :)
    Gostei da opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)
      Eu gosto muito, mas tb pode ser porque ela aborda temas relacionados com a minha área de trabalho/formação.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)