domingo, 9 de outubro de 2011

O Jardim dos Segredos - Kate Morton



Tudo seria mais fácil se fosse como nos contos de fadas…

Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 552
Editor: Porto Editora



Sinopse: Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto. Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst. Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.

A minha opinião:

Este foi um livro que se foi entranhando em mim a pouco e pouco, a sua história sequestrou-me por completo. É daqueles livros que não temos pressa de terminar. Apetecia-me ficar para sempre naquele jardim murado…

A sua história provocou-me as mais variadas emoções, desde o sonhar acordada ao choque.
Achei brilhante a escrita de Kate Morton e a forma como utilizou os saltos temporais para contar a história.

Adorei a complexidade da personagem Eliza Makepeace. Adorei o livro de contos de fadas.
Os livros para crianças, nomeadamente os livros de contos de fadas, têm um lugar especial nesta história e por isso não poderia deixar de colocar aqui mais uma vez as palavras que a autora dedicou aos escritores para crianças nos seus agradecimentos:

"Também gostaria de prestar homenagem aos autores que escrevem para crianças. Descobrir desde cedo que por detrás das marcas pretas em páginas brancas espreitam mundos de terror, alegria e excitação incomparáveis é uma das melhores dádivas da vida. Estou grandemente agradecida a esses autores cujas obras desencadearam a minha imaginação infantil e inspiraram em mim um amor aos livros e à leitura que não mais me abandonou. O Jardim dos Segredos é, em parte, uma ode a esses escritores."


Enfim, uma vez que já passou algum tempo desde que li este livro já não me sinto apta para escrever a crítica que este livro merece. No entanto, posso-vos garantir que se não leram ainda este livro estão a perder uma história esplêndida que nos arrebata desde o primeiro instante da sua leitura!

Classificação: 5/5 Excelente

5 comentários:

  1. Eu sempre que vi este livro, achava a sua capa fenomenal. Não sei explicar porquê, mas o livro sempre me atraiu. A capa é magnífica, e pelo que dizes na tua opinião a sua história também o é!
    fiquei ainda com mais vontade de ler o livro!
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Adoro este livro! Uma história tão encantadora que me prendeu até ao fim. Recentemente li O Segredo da Casa de Riverton que é mais uma excelente leitura!

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro na estante para ler há muitos meses, vejo que está na hora de finalmente o fazer depois de ler uma crítica tão boa :D

    ResponderEliminar
  4. Kel e Sandra,

    a capa é realmente lindíssima e quanto à história acho que é quase impossível alguém não se prender de imediato a ela! Por isso é uma leitura a não perder! Aconselho-vos. :)

    Jojo,

    realmente é um livro com uma história arrebatadora :) adorei!
    Quanto ao Segredo da Casa de Riverton, tb estou a lê-lo agora mas, infelizmente, pelo menos até ao momento, não em está a cativar tanto quanto o outro. :(

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Estou a ler agora este livro e estou a adorar!

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)