sábado, 13 de setembro de 2014

Encontro em Itália - Liliana Lavado

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 488
Editor: Marcador

Encontro em Itália revela a história de dois amigos de Infância. Henrique e Sara que pouco têm em comum, para além de uma paixão por livros e uma amizade que ambos já deram como perdida. Após vários anos afastados, ele é agora um estudante finalista de Literatura Inglesa que olha com receio os dias fora das paredes seguras da Universidade e ela uma aspirante a escritora que se esvanece no tumulto de um grupo amigos problemáticos. Durante uma viagem a Itália, que tem tudo para ser perfeita, vão encontrar um livro misterioso, um gato com um estranho sentido de humor e uma inesperada aventura que os volta a juntar no mesmo caminho. Henrique e Sara podem ter encontrado um no outro o pretexto que tanto procuravam para adiar decisões e contornar o futuro.


A minha opinião:

Penso que a melhor palavra para descrever esta leitura seja Surpresa. Surpresa pela descoberta de um novo e jovem talento no panorama literário português e, surpresa pelo enredo fantástico (no duplo sentido da palavra) do livro.

Com uma sinopse que nos prometia sim algum mistério, romance e aventura pelas ruas de Itália, nada me fazia prever o Booom! que viria a encontrar a meio do enredo!

Liliana Lavado começa por nos apresentar um grupo de jovens personagens que facilmente conseguimos visualizar pela actualidade e proximidade nas semelhanças a muitos de nós ou a muitos dos jovens que conhecemos.

Mas foi, logo nas primeiras duas páginas, num prólogo que nos vem levantar a ponta do véu sobre um livro muito especial, que a autora cativou a minha curiosidade.  

A juntar a este elemento chave vem o aparecimento de um misterioso gato que logo suspeitei que viesse a ter um importante papel no enredo e não me enganei. Aliás, acho mesmo que posso dizer que foi ele, ou melhor ela, a Haari, a minha personagem favorita (não fosse eu uma amante destes amiguinhos de quatro patas)! ^^

Quando no enredo se dá início à viagem de Sara e Henrique por Itália, já eu estava a adorar esta leitura, com um livro e um gato envoltos numa nuvem de mistério e agora uma viagem pelas várias cidades de um dos meus países de sonho (apesar de Sara me estar a por os nervos em franja por não me deixar apreciar as belas paisagens! ;P), e com uma descrição tão palpável de uma livraria em que me adoraria perder... já não pedia mais nada! Mas, mal eu sabia a viagem alucinante em que estava prestes a embarcar junto com os personagens...!

A surpresa que se seguiu funcionou para mim como mais um factor positivo que me fez pensar "Woow mas o que é que se vai passar aqui?!" e veio contribuir para uma leitura compulsiva na tentativa de acompanhar o desvendar de todo este mistério.
Também aqui, os capítulos, na medida perfeita, ajudaram ainda mais ao fluir da leitura, aliados ao vício do "vou só ler mais um bocadinho" para saciar a curiosidade do que iria acontecer a seguir nesta história tão peculiar.

No entanto, confesso que a certa altura receei que o facto de eu não gostar muito do género fantasia puro... me fizesse perder o entusiasmo na leitura mas, a autora conseguiu criar, através da interligação da magia com questões da vida (bem) real, uma história em que facilmente embarcamos e nos deixamos levar e acreditar por momentos que todo aquele mundo fantástico poderia realmente existir.

Liliana Lavado conseguiu assim juntar nesta história e em perfeita harmonia conceitos como amizade, viagens, mistério, magia, fantasia, problemas da vida real, amor,... proporcionando-nos umas boas horas de uma leitura fluída e empolgante e entrando assim para a minha lista de autores a seguir! 

Como notas finais, devo ainda dizer que, sou uma rendida a capas bonitas e esta capa está lindíssima!
E ainda, no que respeita ao título do livro, que considero que não deixa de ser bom, na medida em que tem a sua lógica e também ajuda a esconder a surpresa que o enredo contém e que não se trata somente de mais um livro de aventuras por terras italianas. Mas, em minha opinião, penso que o título original do livro "O Diabo dos Anjos" lhe assentava na perfeição. ;)


Classificação: 4 Muito Bom!


Obrigada à editora Marcador pela oportunidade desta fantástica leitura.
Para mais informações sobre o livro Encontro em Itália, clique aqui.

2 comentários:

  1. Excelente opinião, muito bem elaborada, fiquei muito mais curiosa com este livro e esta autora do que antes! :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)