quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Heróico Fogo da Primavera - Sabina Ricagni


Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 192
Editor: Zéfiro

Sinopse
Flora, uma bela jovem de 32 anos, leva uma fabulosa vida como reconhecida jornalista de moda em Roma. O materialismo e futilidade do seu trabalho toldam o seu quotidiano, preenchido de frivolidades. Até que um encontro com o seu amigo Marco, a leva ao mosteiro de Santo Spirito e tudo renasce…
Flora, começa então a interpretar os sonhos que há muito a atormentavam, portais para uma vida passada no século XVI, repleta de ensinamentos e magia.
Irá dar-se o reencontro entre a discípula e o mestre de outra vida: Giordano Bruno, condenado e queimado pelo Santo Ofício.

A minha opinião:

Este pequeno livro andava a chamar por mim desde o dia em que a B. o descobriu nos livros low-cost da Wook e me o apresentou por considerar que seria o meu género.

O tema vidas passadas é um tema que sempre me suscitou alguma curiosidade... Desta forma, no que respeita à abordagem desta temática, a primeira parte deste livro encheu completamente as minhas medidas, com passagens que foram exactamente ao encontro das minhas "crenças".

Já no que respeita ao enredo em si, este não me prendeu tanto. No entanto, considero-o um livro interessante especialmente para quem, como eu, gostar ou tiver curiosidade sobre a "reencarnação das almas" e todo o misticismo envolvente. 
Gostei muito da forma como estes temas foram debatidos, explicitados e envolvidos no enredo da história. E gostei em particular do conceito de "almas companheiras" que se reconhecem noutras vidas (vejam depois o Frases que ficam... do livro que vos poderá ajudar a melhor compreender aquilo a que me refiro).

Uma nota também para os excertos de poemas espalhados pela narrativa e que, sabemos no final, são poemas escritos especialmente para este livro por um autor português, José Manuel Capêlo, dos quais deixo aqui o meu excerto preferido do poema Paixão

"Guarda-me e segreda-me, como se te lembrasses dum velho
que te segredou as últimas palavras e os últimos pensamentos.
Guarda-me, como eu te levarei, no último grito, entre o fogo 
da fogueira que me consumirá o corpo, o sangue, o cérebro
mas nunca as ideias que deixei e consegui fazer vingar."

Classificação: Bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário! :)