terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sul - Miguel Sousa Tavares







Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 234
Editor: Oficina do Livro


Excerto do livro:

"Eu sou um contador de histórias. Pagam-me para isso, pagam-me para percorrer o mundo e contar o que vi.
Umas vezes vi tragédias, miséria, coisas que magoava descrever. Outras vezes vi sonhos, esperanças, histórias felizes. Este é um livro que reúne apenas a parte boa daquilo que me coube em sorte ver e contar. É um livro de viagens, um livro de alguém que, como nos sonhos de infância, teve a sorte de partir tantas vezes com pouco mais que um saco de viagem e uma máquina de filmar ou fotografar."

Tenho um particular gosto por livros de viagens, talvez por adorar viajar e não poder fazê-lo tanto quanto desejaria. Para colmatar essa falha nada melhor que viajar por entre as folhas de um livro, através das palavras, das descrições, das sensações de quem viajou.
E foi isso que me fez desejar ler o livro "Sul".

Neste livro Miguel Sousa Tavares faz-nos viajar em sua companhia para os mais diversos e variados destinos a sul, começando em São Tomé e Príncipe, passando pela Amazónia, Egipto, Goa, Cabo-Verde, Alentejo, Alhambra, Marráquexe, Costa do Marfim, Tunísia, o Nordeste Brasileiro, Veneza, Guadalupe, a Selva Africana e por último a travessia pelo deserto do Sahara em direcção a Tamanrasset.
Mas todas estas viagens são feitas não pelos "caminhos turísticos", mas sim pelo mais profundo e verdadeiro que cada terra tem.

No geral gostei do livro, apesar de lá pelo meio me ter sentido menos motivada, mas talvez fosse apenas uma questão de estado de espírito meu e não uma questão de qualidade do livro, que era sem dúvida muito boa.

Das viagens que mais gostei de ler foram sem dúvida a do Egipto, o Brasil, Veneza e a Selva Africana foram as descrições que mais me fizeram sentir como se fizesse parte daquela viagem.

Gostei também particularmente do encontro "familiar" com a narrativa da travessia do deserto que já tinha acompanhado no livro "No teu Deserto" do mesmo autor.

1 comentário:

  1. queria e saber que viagens realizou miguel de sousa tavares

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)