terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Vida na Porta do Frigorífico - Alice Kuipers








Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 240
Editor: Editorial Presença

Sinopse:

Há famílias que encontram diferentes registos de comunicação e que apesar de parecerem inusitados à generalidade das pessoas, resultam num perfeito entendimento. Este é o caso deste romance escrito em simples notas deixadas, ao longo de quase um ano, na porta do frigorífico, por mãe e filha. A mãe é uma mulher de 44 anos, divorciada, cuja profissão, médica obstetra, a absorve tanto que não lhe deixa tempo para falar com a filha de 15 anos. Minutos de desencontro que lhe permitem somente deixar pequenas notas coladas na porta do frigorífico da casa onde ambas habitam. Através das notas ficamos a conhecer a vida destas duas protagonistas e a triste notícia de que a mãe sofre de cancro mamário. Um enredo original pautado pelo melodrama.


A minha opinião:

Como seria de esperar, devido à forma original como está escrito, li este livro em mais ou menos 1 hora. Mas, gostei do que li. Acho que o livro foi muito bem conseguido, apesar de a história ser toda "contada" pelos bilhetes deixados por mãe e filha, acho que não se perdeu nada da essência da história que a autora quis fazer passar.

O livro aborda um tema principal, que a mim me toca especialmente, o Cancro. A luta contra um cancro e todos os sentimentos de quem passa por ela e também a angústia de quem assiste e nada ou quase nada pode fazer para ajudar.

Aborda também uma questão que cada vez mais acontece nos dias de hoje - o pouco tempo que os pais disponibilizam para os filhos e vice-versa. Vivendo cada um a sua vida e deixando para trás a importância da convivência familiar. No caso das personagens do livro, uma mãe com uma profissão à qual dedica quase 100% do seu tempo e uma filha ocupada com a sua vida de adolescente, a convivência chega a ser tão pouca que elas chegam ao ponto de se comunicarem quase exclusivamente por recados deixados em post-its na porta do frigorífico. Post-its esses com os mais variados assuntos, desde simples listas de compras a notícias tão dramáticas e importantes como o cancro da mãe.

Apesar dos duros temas apresentados na história não achei o livro muito "pesado", mas foi um livro que me fez reflectir sobre certos aspectos da vida. Gostei muito.

6 comentários:

  1. Devo confessar que estava com imensa vontade de ler este livro, mas desisti quando o folheei, precisamente por ser uma leitura tão "condensada". Talvez tenha sido condicionada pela forma, porque pela tua opinião já percebi que o conteúdo até vale a pena ;)

    http://favouritereadings.blogspot.com/

    Bjs*

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito curiosa! Vai para a lista ;)

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá JM e Lia!

    Acho que fazem em ler o livro poque apesar do seu formato é uma história bem construída, original, intensa e nada superficial.

    beijinho para as duas

    ResponderEliminar
  4. Acho que não posso ler este livro... é um tema que me toca muito, as relações entre mãe e filha... bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Um dos livros com o qual ando muito curiosa à já uns tempos... :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foi um dos livros com o formato mais original que já li (post-its) e gostei muito da forma como a história nos é transmitida.
      Porque não procuras pela biblioteca ou alguém que te empreste? É que o único senão dele é a relação tamanho do livro - preço. Acho que não compensa comprar porque por exemplo eu li-o em cerca de 1hora!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)