sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A mulher de mármore - Joana Miranda







Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 224
Editor: Editorial Presença



Sinopse:

Este romance de Joana Miranda, tal como todos os anteriores, seduz rapidamente o leitor pela intensidade emocional que a escritora imprime à história, assim como pela fragrância da sua escrita. Vera, Gil, Maria, Francisco são as personagens que constelam e polarizam a narrativa, ponto de partida para o incessante movimento que leva a que as relações se cruzem e entrecruzem. O leitor é colocado perante algo que primeiramente se apresenta como um mistério, até encontrar o fio condutor do enredo. A estátua da mulher de mármore que obceca Gil é simultaneamente realidade e metáfora da busca de cada personagem. E se os factuais amores e desencontros prendem fortemente a atenção do leitor, este não deixa de sentir o apelo nostálgico de qualquer coisa indefinível e íntima. Esta é a arte peculiar de Joana Miranda, a de, ao narrar, partilhar connosco o seu exaltante amor pela vida, reconduzindo-nos ao nosso próprio mistério.


A minha opinião:

Soberbo! Mais um fantástico romance de Joana Miranda! Em "A mulher de mármore", a autora dá-nos a conhecer quatro personagens inesquecíveis, Vera, Maria, Gil e Francisco. Quatro vidas que se cruzam e que mudam para sempre. Duas histórias de amor repletas de encontros e desencontros e muitas emoções. Vera e Gil, uma amor do passado e do presente, um amor para lá do tempo, da vida e da morte. Maria e Francisco um amor redentor, um amor que salva e que dá paz.

Gostei muito da história que envolve a mulher de mármore pela qual Gil é obcecado, não esperava que a solução do mistério estivesse tão perto.

Adorei a complexidade que envolveu este enredo e a forma como Joana Miranda conseguiu fazer com que tudo "encaixa-se" de uma forma tão natural, nada parece ser forçado.

Para além de toda a vertente romântica da história, este livro retrata ainda alguns dos valores vigentes na sociedade dos dias de hoje: a valorização (muitas vezes levada ao extremo) da magreza face a formas mais robustas; o desprendimento dos filhos em relação aos pais, e a sua consequente institucionalização e o facto de muitos pais incentivarem os filhos a escolher profissões associadas ao lucro e ao prestígio, em vez de profissões que lhes dariam realmente prazer.

"A mulher de mármore" é assim um livro muito completo, que nos transmite a mensagem de que nunca é tarde para encontrar o verdadeiro amor. Recomendo vivamente!

5 comentários:

  1. Não conheço nada da escritora, vou ficar atenta :)

    Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
  2. Este foi o único livro da escritora que li uns tempos atrás e adorei-o simplesmente.

    ResponderEliminar
  3. Nunca li livros da Joana Miranda, mas tenho um desta autora autografado que é sobre as gémeas, não me recordo do título. Terei que o experimentar para ver se gosto...

    Desejo-vos um Ano Novo 2010 cheio de coisas boas e deliciosas leituras!!
    :)*

    ResponderEliminar
  4. Boa recomendação e parabéns pelo blog :)

    Filipe

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos!

    Morrighan, fazes bem em ficar atenta, esta autora é quanto a mim uma das melhores escritoras portuguesas da actualidade, a sua escrita é mesmo muito envolvente!

    Diana, mais uma opinião em comum :D

    Flicka, esse livro de que falas é "Contigo esta noite", também é muito bom!

    Filipe, obrigado pelas tuas palavras, também gostei muito de passar pelo teu cantinho...

    Bjinhs a todos e um Maravilhoso 2010!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)