quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os Vários Sabores da Vida - Anthony Capella



Edição/Reimpressão: 2010

Páginas: 464

Editora: Edições Asa





Sinopse: Londres, 1896. Robert Wallis, um boémio aspirante a poeta, aceita a proposta de um enigmático mercador de café para compor um “vocabulário de cafés” que capte os seus variados e ricos sabores. Inebriado pelos seus arrebatadores aromas, e pela ainda mais arrebatadora presença de Emily, a filha do mercador, Robert apaixona-se perdidamente. O mundo de Emily é igualmente abalado por esta proximidade: a pouco e pouco, também ela descobre que não é possível despertar alguns sentidos sem desafiar outros.

A contragosto, Robert parte para África em busca da origem do melhor café do mundo. O exotismo do continente africano apanha-o de surpresa. De deslumbramento em deslumbramento, Robert será apresentado à cerimónia tradicional abissínia do café pela mão de Fikre, a escrava de um homem poderoso. E quando Fikre se atreve a dar-lhe às escondidas um grão de café muito especial, tudo o que Wallis julgava saber – sobre café, amor e ele próprio – começa a ser questionado…

Uma arrebatadora e sensual história de amor que atravessa duas décadas e três continentes...


A minha opinião: Fantástico, envolvente e inesquecível são talvez os adjectivos que quanto a mim, melhor caracterizam este livro...


É através das várias personagens (principalmente Wallis, Emily e Pinker) que o autor nos apresenta os vários temas que compõem este livro.

Com Wallis somos literalmente levados a percorrer as ruas da cidade de Londres em finais do séc.XIX , a conhecer os seus restaurantes, bordéis, a conhecer as gentes que a habitam, a sentir os vários aromas que pairam no ar...

É ainda Wallis que nos abre as portas para o Continente Africano. Com as suas descrições quase observamos o por-de-sol, quase sentimos a areia do deserto debaixo dos nossos pés... Conhecemos o mundo da escravatura, entramos na selva e descobrimos a "sua lei", observamos a invasão feita pelos europeus, assistimos à destruição de florestas, conhecemos os costumes e as tradições das tribos nativas, assistimos ao choque de culturas, à opressão que o povo nativo sofreu, à sua necessidade de sobrevivência, o desejo de liberdade...


Com Emily ficamos a conhecer como era a condição feminina naquela época, uma época em que a mulher devia viver unicamente para a família, não ter sonhos ou desejos e ser submissa ao marido. Emily dá-nos a conhecer a luta da mulher pelo seu direito ao voto, representa a força, a coragem e a perseverança das primeiras mulheres que integraram o movimento sufragista.


Com Pinker conhecemos os meandros que envolviam o comércio do café naquela época..


Café, café, café, este está presente em todos os capítulos...


Gostei muito da história em si, das personagens, da capacidade de descrição de Anthony Capella, da notória pesquisa bibliográfica que efectuou...adorei a parte histórica do livro, adorei tudo! Um livro muitíssimo interessante, que recomendo vivamente!

5 comentários:

  1. Depois de ler a tua magnifica opinião, este é o livro a comprar imediatamente e a ser lido logo a seguir! =)

    ResponderEliminar
  2. O Refúgio dos Livros tem um novo look. Espreita e dá a tua opinião no inquérito :D

    Diana
    Réfugio dos Livros

    ResponderEliminar
  3. Tenho esse livro na estante....Tenho mesmo de o ler...:)

    Beijinhs***

    ResponderEliminar
  4. Fiquei mesmo curiosa, vou comprar!
    olá, vão dar uma espreitadela no meu blog:
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos,

    espero que gostem tanto deste livro quanto eu, é dos melhores que já li este ano... com uma tão grande variedade de temas de certeza que vos vai interessar.

    bjinhs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)