sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como da primeira vez - Mike Gayle










Edição/Reimpressão: 2005
Páginas: 304
Editora: Editorial Presença


Sinopse: Jim e Allison namoraram durante uma década. Conheceram-se na associação de estudantes e a partir desse dia partilharam uma vida a dois intensa e apaixonada, embora conflituosa e complexa. Apesar de gostarem muito um do outro, não foi o suficiente para manterem a relação e decidiram separar-se, dividindo todos os bens, incluindo o gato. Afastados fisicamente, iniciaram outras relações amorosas com o objectivo de viverem uma nova etapa, diferente da anterior. Mas o destino volta a aproximá-los e três anos mais tarde, encontram-se acidentalmente. A memória das recordações passadas irrompe invadindo o presente e inquieta Jim e Allison. Por que razão o relacionamento deles não deu certo? Será que ainda vão a tempo de o recuperar? Uma comédia romântica ao nível da melhor ficção assinada por um escritor bestseller.


A minha opinião: Este livro foi uma óptima surpresa! Mike Gayle apresenta-nos a história de amor de Jim e Alison. Esta é contada sob a forma de diário. Ora vimos a perspectiva dele ora dela, o que torna a leitura muito interessante. O livro divide-se entre passado, presente e futuro. Muito mais do que o reencontro de Jim e Alison, o autor focasse no passado dando-nos uma perspectiva de como a relação começou e se desenvolveu ao longo do tempo e de como acabou. Depois por obra do destino (e do animal que sempre uniu os nossos protagonistas, a querida gata Disco) dá-se o reencontro. E quem sabe, um novo começo?...

Gostei da escrita intimista, simples, bem-humorada e cativante de Mike Gayle, da forma perfeita como consegue descrever os vários "estágios" por que passa a relação entre um casal...gostei da estrutura do livro, das personagens pelas quais facilmente criamos empatia, e do final emocionante!

Uma comédia romântica verdadeiramente a não perder!

4 comentários:

  1. acabei de ler este livro :) concordo com tudo o que diz. é uma leitura amorosa e bastante agradável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que o livro nos transmitiu a mesma coisa. :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Pena nunca mais ter sido publicado por cá mais nenhum livro dele... :(

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)