quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lotaria - Patricia Wood


Edição/Reimpressão: 2011
Páginas: 304
Editora: Editorial Presença


A minha opinião: Este livro conta-nos a história de Perry e daqueles que fazem parte do seu mundo. Perry é um homem com um QI de 76 ou seja, um ponto acima do que é considerado limitação cognitiva. Foi criado pelos avós pois os pais não querem saber dele. A avó de Perry era uma mulher incrível que sempre desvalorizou o QI do neto, ensinou-lhe muitas coisas e dizia sempre que ele não era atrasado, mas sim lento, sempre o impulsionou a superar as dificuldades que lhe surgiam pela frente e transmitiu-lhe ensinamentos preciosos.

Apesar de quem não o conhece o tratar como um atrasado, Perry (graças talvez à avó) não se considera um atrasado, considera-se apenas uma pessoa mais lenta que as outras, que precisa de mais tempo para conseguir fazer tudo o que os outros fazem. Ao longo da sua vida, especialmente durante a sua infância Perry passa por momentos no mínimo constrangedores devido à insensibilidade e maldade das outras pessoas que olham para ele como se fossem superiores só por ele ser diferente delas.
Mas Perry é igual, e tem um trabalho, tem amigos, tem sonhos...

Quando a avó morre tudo muda...e Perry tem se adaptar a essa nova e dura realidade...
Felizmente Perry não está sozinho, tem ao seu lado dois bons amigos Keith e Gary... Já que com a restante família, os seus dois meio-irmãos e respectivas esposas não pode contar pois também eles nunca quiseram saber dele nem da avó.

Outro acontecimento vem “movimentar” a história...Perry ganha a lotaria...e mais uma vez tem de se adaptar a essa nova realidade... Como sempre vai contar com os seus bons e fiéis amigos para o ajudar nesta nova etapa...

Agora Perry sente que as outras pessoas o olham de forma diferente, agora gostam dele mesmo sem o conhecer...só porque ganhou a lotaria.
É revoltante ver como a família não deu apoio nenhum a Perry quando a avó faleceu, mas assim que ele ganha reaproximam-se dele só para ficarem com o dinheiro... Tanto a família como inúmeros desconhecidos vão-se tentar aproveitar de Perry... Só que ele não é tão ingénuo como pensam e com a ajuda dos ensinamentos que a avó lhe deixou vai saber exactamente aquilo que deve fazer.

Perry mostra-nos aquilo que é mais importante e qual o real valor do dinheiro...

A inocência, simplicidade e generosidade de Perry são encantadoras...assim como os laços de verdadeira amizade que mantém como os seus amigos.

Não gostei foi mesmo nada do final de uma das personagens (quem leu sabe do que estou a falar L ), mas esse era necessário para um final de história surpreendente e igualmente justo e bonito...

Tal como fez a outras leitoras, este livro também me fez sorrir muitas vezes... Recomendo vivamente!

Classificação: 4 Bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário! :)