Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 170
Editor: Chiado Editora
Sinopse
A Sara, uma mulher determinada e ambiciosa, no pico da sua carreira como arquiteta sente um grande vazio interior, uma frustração que a consome apesar de ter uma vida aparentemente perfeita. Assim, desloca-se perturbada a Vieira do Minho, a sua terra natal no norte de Portugal, para procurar ajuda da única pessoa que a pode ajudar, a sua alma gémea. A Sara quer desaparecer da sua vida sem que ninguém perceba! De regresso a Lisboa, vê-se nos meandros da maçonaria feminina onde ser apercebe, em pânico, estar envolvida num caso de corrupção com uma ministra do governo português. O seu casamento também se encontra em crise pois vive de aparências. O casal vive como dois estranhos dentro de casa, completamente desligados um do outro onde a tensão é constante. O Pedro, o seu marido que também é arquiteto, aceita o compromisso de trabalhar em São Paulo e faz-lhe um ultimato: ou vai viver com ele para o Brasil ou o casamento está definitivamente terminado. Desesperada e sem saber o que fazer relativamente à maçonaria, ao seu envolvimento no caso de corrupção e ao próprio casamento, resolve fugir para Barcelona, onde se refugia na casa do seu amigo Barden, alto membro da maçonaria espanhola. Durante estas semanas em Barcelona vai descobrir o verdadeiro segredo maçónico e tomar as decisões mais importantes e determinantes da sua vida.
A minha opinião:
Gosto tanto quando partimos para uma leitura sem expectativas nenhumas (boas ou más) e somos surpreendidos desta forma... Este livro foi, sem dúvida, uma agradável e inesperada "descoberta" para mim!
Confesso que de início me senti um pouco perdida com a narrativa mas com o desenrolar da mesma também eu tive a minha "revelação" e também eu fui ficando cada vez mais acordada para a beleza desta história e, principalmente, para a beleza desta escrita. Ana Gil Campos escreve de uma forma absolutamente poética e linda que me encantou. =)
Tenho algum receio de falar muito sobre este livro pois não quero desvendar o seu "mistério" para que os futuros leitores possam ir "cegos" para esta leitura como eu fui e assim serem igualmente surpreendidos.
Mas, posso dizer que se trata de uma história que aborda o desenvolvimento pessoal e a procura do eu interior a par com a procura do segredo maçónico, e que, com esta procura e com as excelentes descrições da autora, nos permite também viajar por Barcelona e por São Paulo.
Durante a narrativa vamos acompanhando Sara na sua tentativa de descoberta do segredo maçonico e é nesse percurso que a autora nos vai dando a conhecer algumas curiosidades sobre a maçonaria que considerei muito interessantes.
Dentro deste contexto, devo também dizer que, apesar de já ter lido alguns livros que abordavam na sua trama o misterioso mundo da Maçonaria nenhum até agora me tinha conseguido fazer entender em que consistia concretamente esta Ordem e como e porquê ela tinha surgido na História, como a autora conseguiu fazê-lo de forma tão elucidativa.
Em suma, há muito tempo que não me acontecia mas, este foi um daqueles livros que ao chegar ao fim soube que um dia o iria querer reler, para perceber o que, eventualmente, me poderá ter escapado nas entrelinhas da minha primeira leitura "adormecida". Aliás, ao terminar voltei imediatamente a reler algumas passagens...
Ana Gil Campos conquistou-me com a sua escrita e será uma autora que vou querer seguir, ficando a aguardar com grande expectativa o seu próximo trabalho.
Classificação: 4 Muito Bom!
Obrigada à autora Ana Gil Campos e à Chiado Editora pela oportunidade desta surpreendente leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário! :)