domingo, 18 de outubro de 2009

A Arte de Amar - Elisabeth Edmondson









Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 400
Editor: Edições Asa



Sinopse:

Polly Smith está a tentar sobreviver enquanto artista quando Oliver, seu amigo e mecenas, a convida a ir para casa do pai no Sul de França. Entusiasmada por poder fugir do frio e da chuva de Londres e do noivo monótono, Polly pede a sua certidão de nascimento para poder requerer um passaporte. Mas é aí que o seu mundo desaba: aquela que sempre pensou ser sua mãe é, na verdade, sua tia; a identidade do pai é desconhecida e até o seu próprio nome não está correcto.

A sua «fuga» para o sol da estimulante da Riviera imprime uma nova vida à sua pintura, mas nem tudo corre bem na mansão onde está hospedada. O pai de Oliver foi forçado a abandonar a Inglaterra no meio de um escândalo e, apesar do sofisticado e cosmopolita grupo de amigos que o rodeia, está prestes a ser apanhado pelo seu passado. E, embora Polly se encontre no centro de uma teia de mentiras, o seu próprio futuro começa a tomar um novo e fascinante rumo...


A minha opinião:

Depois de ter lido "Uma Villa em Itália" foi com grande expectativa que dei inicio a esta leitura.
A escrita é semelhante á do primeiro livro, contudo, "A Arte de Amar" é um romance mais emotivo, sem no entanto entrar em grandes sentimentalismos.
É uma história onde se cruzam vários enredos familiares, repletos de segredos e mistérios por desvendar.

Elisabeth Edmondson apresenta-nos algumas personagens que pelo seu jeito de ser me conquistaram, a pequena e curiosa Harriet; Polly a heroína cheia de dúvidas, mas com uma personalidade forte; Cintia uma mulher fascinante; o misterioso Ronnie, etc...

O livro aborda ainda temas como os traumas dos combatentes da Primeira Guerra Mundial, a homossexualidade, o choque de classes sociais e a espionagem, tendo sempre como pano de fundo o mundo ligado á pintura.

No final, a autora consegue mais uma vez, de uma forma harmoniosa dar resposta a todos os mistérios surgidos ao longo da história.

Gostei deste livro, mas fazendo a comparação ainda gostei mais d"Uma Villa em Itália".

7 comentários:

  1. Tenho este livro em lista de espera. Li 'Uma Villa em Itália' e gostei muito, por isso estou curiosa em relação a este. A impressão que tenho é que segue muito as linhas d'Uma Villa em Italia' só que ao contrario deste, passa-se na Riviera Francesa. Espero estar enganada :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Oi!
    Nunca li nada desta escritora. Tenho mesmo de ler. O problema é que são tantos os livros que quero ler

    ResponderEliminar
  3. Olá...

    Dá uma espreitadela no meu blog ;)
    www.ocantinhodamimi.blogspot.com

    Beijos*

    ResponderEliminar
  4. Olá Lia!

    Pois existem algumas semelhanças entre os dois livros, a forma como estão escritos é muito parecida, os traumas do pós-guerra estão presentes em ambos, e claro, os mistérios e segredos também marcam presença! Mas o enredo e a história de base é muito diferente, "A Arte de Amar" é um livro mais emotivo do que "Uma Villa em Itália"...não sei explicar Lia, tens mesmo de ler para descobrires as diferenças :)
    Eu achei a história d"Uma Villa em Itália" mais interessante e envolvente.

    Beijos e boas leituras


    Olá Jojo!

    Pois é se gostas de histórias com mistério, segredos, e personagens cativantes, tens mesmo de ler :)

    Beijos


    Olá Mimi!

    Já espreitei, e agradou-me muito o que vi! :)

    Beijos*

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Têm selos à vossa espera no meu blog!

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  6. Tenho este livro na minha estante à espera de ser lido, mas já li alguns comentarios menos bons acerca dele, mas o teu comentário fez me repensar, é porque estava um pouco reticente...
    parabens pelo blog!

    ResponderEliminar
  7. Olá Carol!

    Confesso que as primeiras páginas deste livro não me estavam a cativar, mas depois chegou uma altura em que dei por mim "presa" à história e acabei por gostar muito deste livro!
    Por isso se no início também de sentires assim, aconselho a que continues a leitura pois vai valer a pena.

    Obrigada! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)