sábado, 24 de outubro de 2009

Casamento em Dezembro - Anita Shreve








Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 315
Editor: Edições Asa


Sinopse:
Um casamento reúne um grupo de velhos amigos num reencontro que mudará as suas vidas para sempre.

Casamento em Dezembro é o mais comovente e ambicioso romance de Anita Shreve. Uma incursão na motivação e anseios humanos, escrita com a elegância e a perícia que fazem da autora "uma das melhores romancistas do nosso tempo", nas palavras do Boston Herald.


Casamento em Dezembro conta a história de um grupo de amigos dos tempos de faculdade que se voltam a reunir 20 anos depois para um casamento muito especial.
É salientada a melancolia do reencontro. Todas as recordações da juventude, todas as experiências passadas entre aquele grupo de amigos, bem como sentimentos que se pensavam já esquecidos, vêm ao de cima.

O que realço de melhor no livro será talvez, a ideia de que nunca é tarde demais para refazer a vida em busca da felicidade. Refiro-me aos noivos da história que, mesmo depois de tantos anos separados, mesmo tendo cada um seguido com a sua vida (ambos casaram e tiveram filhos) e mesmo sabendo que ela estava a lutar contra um cancro e que esse casamento poderia não durar muito, decidiram arriscar tudo e seguir em frente por amor!

Gostei também de ler uma história dentro de outra história. E de certa forma, até achei a história "escrita" pela personagem Agnes mais cativante que a principal e o seu final muito mais surpreendente.

Mas, no geral, este livro ficou um pouco aquém das minhas expectativas, pois após "ouvir falar" tanto e tão bem desta autora esperava mais.
Achei que os acontecimentos eram um pouco previsíveis , a história pareceu-me monótona, sem grande acção.
Peço desculpa se desiludi quem estava à espera de uma opinião mais favorável mas, pelo menos a mim o livro não cativou muito.
Contudo, como eu costumo dizer, cada pessoa vivência um livro de maneira diferente...

6 comentários:

  1. Olá!
    Eu quer experimentar esta escritora mas acho que não vai ser este livro.

    Bjoka*

    ResponderEliminar
  2. Olá A e B,
    Desconhecia este vosso blogue, mas pelo que vi parece-me que virei muitas vezes cá visitar-vos.
    Continuação de boas leituras,
    Sandra do blogue Vidas Desfolhadas

    ResponderEliminar
  3. Acho engraçado dizeres que a história de Agnes é mais cativante que a principal, porque eu também achei isso!!! AHAHAH

    Obrigada pelos selinhos ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Anita Shreve ainda não me convenceu, mas do que li, o meu preferido foi "A Mulher do Piloto".
    Para quem quiser experimentar a escrita da autora, é um livro que se lê bem e mais envolvente que, por exemplo, este ;)
    Beijinho e bom restinho de fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Este foi o unico livro que até agora li da Anita Shreve, confesso que não me cativou muito. Achei que este livro tinha os ingredientes todos, mas ficou a faltar algo.

    ResponderEliminar
  6. recomendo que leia a "praia do destino" da Anita shreve. esse sim é um livro maravilhoso! ou a "Luz na Neve". este que leu, eu tambem ja li e pessoalmente não gostei muito. Leia os que recomendo e não se vai desiludir!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)