domingo, 4 de outubro de 2009

O Sétimo Selo - José Rodrigues dos Santos







Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 504
Editor: Gradiva Publicações



Sinopse:

Um cientista é assassinado na Antárctica e a Interpol contacta Tomás Noronha para decifrar um enigma com mais de mil anos, um segredo bíblico que o criminoso rabiscou numa folha e deixou ao lado do cadáver: 666.
O mistério em torno do número da Besta lança Tomás numa aventura de tirar o fôlego, uma busca que o levará a confrontar-se com o momento mais temido por toda a humanidade: O apocalipse.
De Portugal à Sibéria, da Antárctica à Austrália, O Sétimo Selo transporta-nos numa empolgante viagem às maiores ameaças que se erguem à sobrevivência da Humanidade. Baseando-se em informação científica actualizada, José Rodrigues dos Santos volta com este emocionante romance aos grandes temas contemporâneos, numa descoberta que poderá abalar a forma como cada um de nós encara o futuro da humanidade e do nosso planeta.
Prepare-se para o choque.


A minha opinião:

O Sétimo Selo foi o primeiro livro que li do autor José Rodrigues dos Santos e devo dizer que não poderia ter começado melhor!

Adorei o livro, achei-o muito interessante e surpreendeu-me pela diversidade de temas presentes na história. Pois, inicialmente, ao ler a sinopse do livro, pensei que se trataria de uma obra semelhante ou com contornos parecidos, por exemplo, ao Código Da Vinci.
Mas estava errada. O livro aborda além das referências bíblicas, questões ambientais como: a escassez do petróleo, as causas e consequências do aquecimento global, o futuro do abastecimento energético...
E ainda questões relacionadas com a terceira idade, onde o autor descreve de forma brilhante as dificuldades sentidas pelos familiares e pelos idosos numa fase das suas vidas em que:

"Adiamos o horror da morte para conhecer o horror da velhice extrema. É o horror da degradação, do definhar indigno, da submissão à humilhação. (...)
(...) A velhice é humilhante?
Não é a velhice em si, mas o facto de perdermos faculdades e ficarmos inteiramente à mercê dos outros..."
(excerto do livro O Sétimo Selo)

Todos estes temas foram articulados e conjugados de uma forma perfeita e para melhorar, todas as informações cientificas e históricas são verídicas e bem fundamentadas.

Por fim, quero dizer que adorei a escrita de José Rodrigues dos Santos, achei-a muito cativante, fazendo com que um livro de 504 páginas e com tanta informação sobre as questões ambientais (o que se poderia ter tornado maçador) se lesse num abrir e fechar de olhos!

5 comentários:

  1. Olá,

    Parabéns pelo blog, está muito giro!!

    Há dois selinhos no meu Pedacinho Literário para vocês. x)

    Beijinhos e Boas Leituras **

    ResponderEliminar
  2. também adorei este livro especialmente pelo factor Ambiente. É uma forma de alertar as pessoas para os verdadeiros problemas mundiais nesta área, já que ainda há muita gente incensível e eguísta por aí...(desculpa o desabafo mas é uma grande realidade!)

    adorei o blog e o layout está super fofinho! xD
    visita o meu www.ocantinhodatati.blogspot.com
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Não tens que pedir desculpa Tatiana, é bem verdade o que dizes!

    bjinho e claro que visitaremos o teu cantinho! =)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite meninas:

    Têm um miminho à vossa espera no Páginas Desfolhadas.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  5. Oi!
    Eu ainda não li nenhum livro do José Rodrigues dos Santos. Sim, eu sei que é um pecado mas ainda não tive oportunidade.
    Gostei muito do vosso blog.

    Dêem uma espreitadela no meu:

    http://devaneiosdajojo.blogspot.com/

    e digam o acham.

    Bjinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)