terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Prenda - Cecelia Ahern






Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 268
Editor: Editorial Presença



Sinopse:

Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. O seu desejo de sucesso afastou-o do que era realmente importante na sua vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva do tempo vai-se alterando... Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida.

A minha opinião:

Bem...o que vos dizer sobre este livro?
Sem dúvida foi "um presente do céu que me falou ao coração" adorei!

Este livro conta-nos a história de Lou, um homem muito atarefado, que com o passar dos anos se esqueceu daquilo que é realmente importante na vida.
Após um encontro casual com Gabe um misterioso sem abrigo, a sua vida vai mudar completamente...
Mas será que Lou ainda vai a tempo de recuperar tudo o que perdeu?

A Prenda é uma história triste, mas ao mesmo tempo bonita, que nos transmite uma lição muito importante e que por vezes com a correria do dia a dia nos esquecemos: é preciso dar valor ás pessoas que amamos, o tempo não pára... e por isso, devemos saber aproveitá-lo da melhor forma!

Este livro é sem dúvida uma belíssima prenda para oferecer não apenas no Natal, mas em qualquer altura do ano!

Agora deixo-vos com algumas das citações de que mais gostei:

"Esta história é sobre pessoas, segredos e tempo. Sobre pessoas que, à semelhança dos embrulhos, escondem segredos, que se cobrem de camadas até aparecerem as pessoas certas, que as podem desembrulhar e ver o seu interior. Por vezes, temos de nos dar a alguém para podermos ver quem somos. Por vezes, temos de desembrulhar as coisas, para chegar ao seu âmago." Pág. 19

"A lição aprendida por um homem é a história de outro homem, mas, muitas vezes, a história de um homem pode ser a lição de outro." Pág. 260

" Os acasos podem unir-nos a todos. É que não sei se estão a ver, mas somos todos feitos da mesma matéria. Quando alguma coisa acontece, desperta algo dentro de nós que nos liga a uma situação, que nos liga a outras pessoas, iluminando-nos e unindo-nos como uma fiada de luzinhas numa árvore de Natal, torcidas e contorciadas mas, ainda assim, ligadas a um mesmo fio condutor." Pág. 263

"O tempo é mais precioso que o ouro, mais precioso que os diamantes, mais precioso que o petróleo ou que quaisquer outros tesouros valiosos. É um tempo que não nos chega, é o tempo que provoca as guerras nos nossos corações, e por isso temos de o gastar com sensatez. O tempo não pode ser embrulhado e decorado com fitas e deixado debaixo das árvores para a manhã de Natal.
O tempo não pode ser dado. Mas pode ser partilhado."
Pág.264

7 comentários:

  1. Olá B.!
    Eu quero muito este livro. Já andei a dar "pistas" aqui em casa para o receber no Natal. Seria uma óptima prenda receber A Prenda:P.
    Os excertos que puseste são belíssimos.

    Bjokinhas natalícias:)

    ResponderEliminar
  2. É um livro de facto muito bonito e uma decerto foi uma leitura adequada à época ;)
    Beijinhos e boas festas!

    ResponderEliminar
  3. Têm uma mensagem natalicia no meu blog que se dedica a vós:
    http://viagemnasleituras.blogspot.com/2009/12/feliz-natal-para-todas.html!
    FELIZ NATAL!
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Olá a todas!

    Jojo, espero que o Pai Natal seja generoso contigo e recebas esta bela "Prenda"!!!
    Eu gostei tanto dos excertos que não resisti a partilhá-los convosco...apesar do post ter ficado gigante :/

    Lígia, é de facto um livro muito bonito e adequado a esta época.
    O que dizias no teu post veio a confirmar-se, eu não dei como perdido o tempo que dediquei a esta leitura! Adorei :)

    Flicka, obrigada pela mensagem :)

    Beijinhos e votos de um Natal Mágico para as três!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu já queria ler este livro , mas após ler a tua opinião acerca dele ( que está muito bem contruída) mal posso esperar por ter " A Prenda" comigo e sobertudo começar a lê-lo.

    P.S. Parabéns pelo vosso blog , já sou vossa seguidora : )

    P.P.S. Dá uma espreitadela no meu blog :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Inês!

    Obrigada pelas tuas palavras :)

    Tenho a certeza que vais adorar "A Prenda"!

    Gostei muito de passar pelo teu cantinho, também já te estamos a seguir! :)

    Bjinhs

    ResponderEliminar
  7. Sobre este também posso opinar...
    Desde que eu descobri que a Cecelia Ahern tinha escrito o P.S I Love You, um dos meus filmes preferidos que fiquei obcecada em ler os livros desta autora, e o primeiro que eu fui arranjar em segunda mão barato foi mesmo este. O P.S ainda não vou ler primeiro porque ainda não encontrei a preços/condições apelativos e porque vi o filme tantas vezes que quero deixar passar mais um pouco para não estar a ler e a ver o filme na cabeça.

    Só que acho que escolhi um mau livro dela para começar a ler, pois não gostei. Também não detestei! E mesmo não gostando do livro fiquei agarrada à escrita dela até ao final! Já desistir de outros livros por menos! Ainda me fez ter mais curiosidade com esta escritora com os seus outros livros e histórias mais "realistas" porque mesmo não gostando li tudo até ao fim! Mas para mim, pessoalmente, que sou uma pessoa muito realista, calculista e algo fria (badass mesmo! xD) não apreciei. Mas eu também não gosto de "contos", há poucos da minha infância que eu aprecio, mas esta história em especial não me cativou, além de que detestei a personagem principal, o Lou do principio ao fim.
    Também foi um livro bastante previsível, logo no inicio calculei logo o desfecho e não me enganei. E as cenas foram acontecendo conforme eu ia supondo.

    Mas a escrita é fantástica, fluída, consegue fazer com que imaginemos tudo perfeitamente e se não fosse o factor mágico manhoso e a forma desconexa como as coisas aconteciam até era uma boa história (normal).

    No final ainda mais curiosa com os seus outros livros eu fiquei ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)