sábado, 6 de fevereiro de 2010

Entre os Assassinatos - Aravind Adiga








Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 312
Editor: Editorial Presença

Sinopse:

Este é novo romance do autor de O Tigre Branco, o aplaudido Booker Prize de 2008. A obra desenvolve-se como um um guia de viagem a uma cidade imaginária, Kittur, situada na costa sudoeste da Índia, a meio caminho entre Goa e Calecute, durante o período de sete anos que decorreu entre os assassinatos de Indira Gandhi e do seu filho Rajiv. São catorze histórias que se sobrepõem formando um mapa vivo da cidade, decorrendo cada uma em diferentes zonas de Kittur. Aravind Adiga retoma muitos dos temas presentes em O Tigre Branco, mas recorre agora a múltiplos narradores diferentes. Uma obra que o conduz à descoberta fascinante da Índia actual.


Opinião da A.

"Entre os Assassinatos" leva-nos numa viagem pela Índia, uma viagem especial visto que se trata de uma cidade imaginária, Kittur, mas que de tão detalhadamente descrita nos faz quase sentir os cheiros, os sons e as experiências que ali se vivem.

O autor envolve-nos na história, parece querer que façamos parte dela, para isso antes do começo de cada história temos uma breve caracterização do espaço onde ela se vai desenrolar. Para que possamos melhor compreender as histórias, uma vez que estas são ricas em detalhes sobre a cultura, sobre as várias religiões, sobre os vários modos de vida, etc, o autor dispôs também no fim do livro um glossário que nos dá o significado de algumas expressões indianas utilizadas, bem como algumas explicações sobre a cultura indiana.

Aravind Adiga retrata assim a Índia por detrás do luxo, a verdadeira Índia se assim se pode dizer, sem nenhum véu sobre os modos de vida da sua grande variedade de gentes. Através de uma brilhante descrição de uma cidade imaginária, retrata-nos o dia-a-dia, as formas de viver ou de sobreviver e as frustrações de vários personagens, quase todos pertencentes às castas mais baixas ou em situação de minoria face à religião ou qualquer outro aspecto.

O autor consegue assim transmitir-nos a grande importância que as diferenças (de casta, religião, ...) têm nesta civilização, mostrando-nos várias dicotomias e o fosso que por vezes existe entre as suas gentes.

Gostei muito de um pequeno pormenor que me surpreendeu no decorrer dos relatos de algumas histórias - o facto de por vezes um ou outro personagem cruzar-se no seu caminho/história com outro personagem já anteriormente relatado, mesmo que esse encontro seja muito suavemente mencionado e pouco relevante para a história de um e de outro, fez parecer com que aquelas histórias mesmo separadas formassem um círculo, que tudo naquela cidade estava de certa forma ligado.

Em suma, gostei muito desta leitura, achei o livro muito original e com uma escrita saborosa! =)

Opinião da B.

Este livro apresenta-se como um guia de viagem a Kittur, uma cidade imaginária da Indía, durante os sete anos que separam os assassinatos de Indira Gandhi e de Rajiv, seu filho.

O autor dá-nos a conhecer 14 zonas da cidade através de 14 histórias das suas gentes.

A história que mais me marcou foi a de Keshava e Vittal, os dois irmãos que chegam a Kittur em busca de um parente que nunca viram na vida e que supostamente lhes dará um trabalho. No entanto, nem tudo corre como eles esperavam, este parente dá-lhes um trabalho, mas apenas tem comida para um deles...e em vez de lhes dar um tecto, deixa-os a dormir numa rua, onde ainda por cima têm de pagar pelo seu "lugar ao relento"! A união inicial existente entre os dois irmãos é abalada quando Keshava, o irmão mais novo, levado pelo desejo de uma vida melhor aceita o trabalho e o tecto que um homem, de nome Irmão lhe oferece, abandonando assim o irmão á sua sorte. Embora nunca esqueça o irmão, Keshava é incapaz de abandonar a sua nova vida... Vê-se nesta história que o instinto de sobrevivência se sobrepõe aos laços de família e de amizade.

Aravind Adiga brinda-nos com uma escrita fluída e intensa, que torna os cenários quase palpáveis. Num tom irónico e mordaz, apresenta-nos 14 histórias que nos fazem mergulhar numa realidade marcada pela miséria, corrupção, por desigualdades sociais e injustiças. Num país repleto de contrastes culturais e religiosos, e onde vigoram os sistemas das castas, a insatisfação, a revolta e os conflitos surgem naturalmente.

Leiam e deixem-se guiar por uma cidade imaginária, mas cuja realidade não estará muito distante da realidade das cidades da Índia actual.

Sem dúvida, um livro a não perder por todos aqueles que se interessam por este fascinante país que é a Índia.


O nosso agradecimento à Editorial Presença por nos ter proporcionado esta óptima leitura!

2 comentários:

  1. fiquei com vontade de o ler. ;)

    Catherine

    ResponderEliminar
  2. Olá Catherine!

    É um livro muito interessante... Esperamos que gostes tanto quanto nós...

    bjinhs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)