domingo, 7 de março de 2010

Entre o Céu e a Montanha - Will North







Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 296
Editor: Editorial Presença



Sinopse: Fiona Edwards e Alec Hudson encontram-se numa altura da vida em que já passaram duras provas, já deixaram a juventude para trás e não julgariam possível que aquele encontro inesperado mudasse tanto as suas vidas. Alec é um ensaísta que escreve sobre economia e política, mas Fiona não poderia ter-se apercebido disso ao vê-lo chegar a pé, coberto de pó, de mochila às costas, no caminho que leva à encantadora estalagem que ela dirige num recanto perdido das montanhas do País de Gales. O amor que nasce entre eles, genuíno, maduro e de uma intimidade avassaladoramente passional, é uma promessa luminosa, mas depressa será confrontado com o passado de ambos, o sentido do dever, a lealdade, os compromissos... Será tarde para eles?

A minha opinião:Um lugar encantado como cenário, um leque de personagens igualmente encantadoras e uma história tocante…assim se faz um livro inesquecível como este!

Mas vamos por partes, a acção de “Entre o céu e a montanha” decorre numa quinta situada na pequena localidade de Dolgellau, no País de Gales. O autor descreve os cenários com tal precisão que é como estivéssemos a ver as intermináveis paisagens verdejantes, os campos floridos com as suas múltiplas cores, os ribeiros a correr, a montanha com os seus trilhos perigosos e o seu misterioso lago, etc…

As personagens principais são Alec e Fiona. Ele é um forasteiro que acaba de chegar á pequena localidade de Dolgellau com uma missão muito especial, e ela é a dona da estalagem mais próxima… Alec, viúvo, de meia-idade, é um homem atencioso, leal, prestável, preocupado com os outros, um autêntico cavalheiro. Fiona, casada, com 43 anos é uma mulher simpática, determinada, divertida e muito bem-disposta. Os dois vão viver um amor proibido e inesquecível.

Estas duas personagens conquistaram-me pela sua doçura, simplicidade força e coragem! Mas para além destas duas personagens, outras igualmente encantadoras nos são apresentadas ao longo do livro. Will North criou assim uma série de personagens muito bem elaboradas, personagens credíveis, que podiam muito bem ser reais, e que por isso são tão cativantes!

A história centra-se assim na relação de Alec e Fiona, uma relação marcada pelo amor, pela paixão, pela cumplicidade, pelo companheirismo, mas também pela dor… Uma história terna, comovente e inspiradora, que me tocou o coração.

O autor demonstra muita sensibilidade na forma como trata o amor, a vida e a morte. Apresenta uma escrita dinâmica, envolvente, perspicaz e cuidada. Achei a estrutura do livro muito interessante, arriscada, mas muito bem conseguida! A acção decorre em apenas 8 dias, mas é tudo tão harmonioso, que funciona na perfeição.

Resumindo, um livro que me fez sonhar, rir, chorar… recomendo vivamente!

5 comentários:

  1. Ei B,
    Adorei a resenha, a história me pareceu muito linda.

    bjo

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler a tua opinião, por sinal magnifica, fiquei com imensa vontade de o pegar já, de ler mesmo agora este livrinho, e não o tenho na estante! :-/ Será a proxima aquisição quando for à livraria!!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito curiosa. Principalmente pelo facto de se passar no País de Gales. Gosto muito de livros que evoquem locais e não só a historia em si. Beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá meninas!

    Este livro é muito bom mesmo, para além da história ser belíssima, as personagens são muito cativantes, e o lugar é de sonho! De certeza que vão gostar :)

    bjinhs para as três

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)