quarta-feira, 10 de março de 2010

Tim - Colleen McCullough






Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 199
Editor: Biblioteca Sábado

Sinopse:

Mary Horton, solteira na casa dos quarenta, rica, solitária, simples, acredita que não precisa de amor nem de amizade, satisfazendo-se com a sua confortável casa, o seu jardim, com o seu Bentley e a casa de praia que comprou com o fruto do seu trabalho e dos investimentos realizados, com os livros que lê e a música que ouve sozinha.

Tim Melville, vinte e cinco anos, operário, é filho de Ron e Esme Melville, que o receberam como uma dádiva para o seu tardio casamento. Tim tem a beleza e a graça de um deus grego, mas é um simples de espírito, uma criança grande.

No entanto, Ron e Esme, modestos operários australianos, pessoas sensatas e sem ambições, gostam dele pelo que é e preparam-no para trabalhar segundo as suas possibilidades. Tim é um trabalhador insignificante de uma empresa de construção civil, infatigável e esforçado. Dias de trabalho pesado e fins-de-semana passados com o pai num pub e noites tranquilas junto da família, a ver televisão, representavam para Tim toda a sua perspectiva de vida.

Quando Mary encontra Tim e o contrata como jardineiro durante os fins-de-semana, uma ligação muito forte vai nascer entre eles. Mary sente por Tim o mesmo tipo de amor que sentiria pelo filho que nunca teve; Tim, em contrapartida, ensina-lhe a ver o mundo de uma maneira mais simples e optimista, trazendo à sua vida solitária o calor e o afecto que lhe faltavam.


A minha opinião:

Em 1º lugar quero agradecer-vos pela sugestão deste magnífico livro! Adorei.

É sem dúvida uma história lindíssima! Já há muito que não me emocionava tanto ao ler um livro e este fez-me ir ás lágrimas. O que não quer dizer que seja um livro triste, mas é um livro com uma mensagem linda... o Amor! O Amor incondicional e altruísta!

As personagens principais deste livro são Tim e Mary. Tim é um rapaz de 25 anos, muito bonito e com um ligeiro atraso mental. Mary é uma mulher de 40 e poucos anos, solteira e que vive praticamente só para o trabalho. E... as vidas de ambos mudarão a partir do dia em que se conheceram!

Vi a relação entre Tim e Mary como uma dádiva constante entre os dois, achei-a simplesmente magnífica. Admirei a coragem de Mary ao enfrentar tudo e todos (até mesmo a si própria) para protecção de Tim.

A relação deles não será apenas um romance (como poderão pensar e eu mesma pensava antes de ler o livro). Mary será amiga, mãe e mulher ao mesmo tempo. E Tim vai "simplesmente" ensinar Mary a viver a vida!

Nesta história fiquei também apaixonada pelas personagens de Ron e Esme - os pais de Tim -pelo seu amor entre os dois que me enterneceu o coração e que deu sentido à expressão "morrer de amor"! E também pelo seu amor e preocupação por Tim e pela forma como o prepararam para a vida.

O livro retrata bem alguns estigmas que existem à volta das pessoas portadoras de deficiência e de certa forma faz-nos desconstruir esses mesmos estigmas, fazendo-nos ver que por "detrás da deficiência" está uma pessoa igual a todos nós, com sentimentos e desejos comuns aos nossos.

E enfim, mais não consigo dizer sobre este maravilhoso livro, a não ser que penso que deveria ser um livro de leitura obrigatória para todos!

12 comentários:

  1. Oiii A.
    Eu comprei este livro baratinho em um sebo mais ainda não li, eu amo esta autora. Bom saber que o livro é assim tão bom.
    bjo

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Obrigada pela passagem e comentário em meu blog :)
    Volte sempre, querida =**

    ResponderEliminar
  3. Tenho na estante esta mesma edição mas ainda não li. Adorei "Pássaros Feridos". Já que gostaste assim tanto, não percas. A Sábado tem também uma edição dessa obra.
    Entusiasmaste-me! Vou colocar esse livro no cimo da pilha ;)

    ResponderEliminar
  4. OLA TAMBÉM EU ADOREI ESTE LIVRO LI-O NO FINAL DO PASSADO ANO E FOI DE FACTO UMA GRANDE SURPRESA A ESCRITA DE COLLEEN MCCULOGH. PARABENS PELO ESPAÇO IREI VOLTAR COM CERTEZA.

    ResponderEliminar
  5. Olá A! Concordo plenamente contigo, este livro é fantástico!! Aliás, esta autora é fantástica!! Aconselho também o Toque de Midas, o Pássaros Feridos e A Casa dos Anjos que acabei agora de ler e amei!!

    Bjs e boas leituras!!

    ResponderEliminar
  6. Olá A.

    Que bom que gostaste do livro! Ainda bem que seguiste as nossas sugestões para a leitura de "Tim" porque é simplesmente delicioso.

    Beijinhos

    Diana

    ResponderEliminar
  7. Também tenho esta edição cá em casa e agora fiquei com muita vontade de o ler. Adorei ler a tua opinião.

    ResponderEliminar
  8. Oi tenho esse livro aki na minha estante, e ainda n tinha parado p dá muita atenção a ele, mas depois dessa sua linda resenha vou colocá-lo com proximo livro da minha lista...

    Beijos

    Dá uma passadinha no meu blog...

    http://felicidadenoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Também gostei muito deste livro. A história é original e plena de amor. Lindíssimo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também gostei muito de ler este livro. E aconselho a leitura de "O Toque de Midas", é muito bom!!
    Boa Páscoa e boas leituras!
    Voltarei.

    ResponderEliminar
  11. "Pássaros Feridos" foi o único livro da autora que li. E também é extraordinário!

    http://silenciosquefalam.blogspot.com/2011/06/passaros-feridos-o-livro-e-o-filme.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)