terça-feira, 24 de agosto de 2010

Desculpa, mas vou chamar-te amor - Federico Moccia





Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 552
Editor: Edições Contraponto





Sinopse: Niki é uma rapariga linda, extrovertida, inteligente, simpática e alegre. Tem dezassete anos, e tanto ela como as suas amigas estão no último ano do secundário. O seu dia-a-dia é pautado por desfiles, festas e raves, entre outros divertimentos.
Alex é um «rapaz» com quase trinta e sete anos e acabou há pouco tempo uma relação de longa data. Tem três grandes amigos, Enrico, Flávio e Pietro, que são casados. Alex ocupa um cargo importante na área da publicidade, mas um jovem oportunista contratado recentemente pela sua empresa põe em risco o seu emprego.
Certa manhã, Niki e Alex têm um encontro, ou melhor, um desencontro – um desencontro que vai mudar tudo.
Esta linda história de amor reflecte a vontade de reencontrar a liberdade e o desejo de nutrir sentimentos verdadeiros, de amar sem regras nem porquês. Retrata o quotidiano, mas também o sonho, a fuga mais bela, mais louca, mais inesperada: uma fuga de amor.

A minha opinião: Este livro conta-nos a história de amor entre Niki, uma adolescente de 17 anos e Alex um homem de 37 anos...assim como as histórias dos amigos de ambos. Conhecemos então uma série de personagens que facilmente nos conquistam pela forma humana com que são descritas. Gostei especialmente de Niki, pela forma como encara a vida, com optimismo, alegria e energia!

Uma vez mais fiquei rendida à escrita de Federico Moccia, intensa, fluída, por vezes poética...cativante!

Quanto à história em si, adorei! Uma história de amor com as doses certas de diversão, realismo e romantismo. Através da história de amor de Niki e Alex o autor retrata o encontro desses dois mundos, o adolescente e o adulto. À medida que a acção se desenrola vamos conhecendo os contornos desta história de amor, as reacções das pessoas que estão à sua volta, as diferenças que os separam mas que ao mesmo tempo os unem.

A acção desenrola-se em Roma, cidade que o autor descreve tão bem que é como se de facto estivéssemos lá.

Para finalizar, dizer ainda que gostei muito da forma como todos os enredos se encaixaram e como todos os pequenos mistérios da vida quotidiana das personagens se revelaram, pelo menos para o leitor.

Desculpa, mas vou chamar-te amor, fala-nos assim de amor, da amizade...da vida.

9 comentários:

  1. Adoro Moccia! Foi por causa de uma crítica tua que o li e não me arrenpendo!!!
    Este está na minha lista!

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  2. Este é um livro que me tem vindo a despertar a atenção especialmente devido às críticas positivas que tenho vido a ler e a sinopse chama-me muito a atenção!

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada do autor mas fiquei com vontade de conhecer...

    ResponderEliminar
  4. Olá a todas!

    Jojo, obrigada, ainda bem que gostaste =)

    V-crazy-girl e Márcia, arrisquem esta leitura, vale bem a pena...


    bjinhs

    ResponderEliminar
  5. O livro é realmente muito lindo e interessante e já está em sua 2° edição, o "Desculpa, quero me casar contigo" é fascinante.

    ResponderEliminar
  6. qual dos três livros de Moccia que aconselharias a ler prioritariamente?

    ResponderEliminar
  7. Olá Carol!

    É uma pergunta difícil pois são todos tão bons... Mas uma vez que "Quero-te muito" é a continuação de "Três metros acima do céu" aconselho-te a leres este último em primeiro lugar...

    "Desculpa mas vou chamar-te amor" é uma nova história, também ela muito bonita!

    Entre estes dois vê pla sinopse qual te agrada mais...mas o meu "voto" final iria para "Três metros acima do céu"! :)

    ResponderEliminar
  8. Eu bem que comecei a ler, e cheguei um pouco mais do que a meio do livro mas... Não consegui mesmo acabar nem gostar da leitura... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena... :( Mas compreendo, para quem não gosta de muito romantismo Frederico Moccia não é o mais indicado. ;)

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)