domingo, 19 de setembro de 2010

A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata - Mary Ann Shaffer e Annie Barrows








Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 448
Editor: Assírio & Alvim


Sinopse: Londres, 1946. Depois do sucesso estrondoso do seu primeiro livro, a jovem escritora Juliet Ashton procura duas coisas: um assunto para o seu novo livro, e, embora não o admita abertamente, um homem com quem partilhar a vida e o amor pelos livros. É com surpresa que um dia Juliet recebe uma carta de um senhor chamado Dawsey Adams, residente na ilha britânica de Guernsey, a comunicar que tem um livro que outrora pertenceu a Juliet. Curiosa por natureza, Juliet começa a corresponder-se com vários habitantes da ilha. É assim que descobre que Guernsey foi ocupada pelas tropas alemãs durante a segunda Guerra Mundial, e que as pessoas com quem agora se corresponde formavam um clube secreto a que davam o nome de Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata. O que nasceu como um mero álibi para encobrir um inocente jantar de porco assado transformou-se num refúgio semanal, pleno de emoção e sentido, no meio de uma guerra absurda e cruel.


A minha opinião: Este livro é um verdadeiro tesouro...repleto de personagens cativantes e uma história apaixonante!

Todo o livro está escrito sob a forma de cartas e telegramas trocados entre as várias personagens. É fantástico como as autoras conseguiram dar sentido a toda a história (escrita desta forma) com um leque tão vasto de personagens e acontecimentos!

Este livro consegue ser ao mesmo tempo um retrato nu e cru da 2ª Guerra Mundial - com o relato de acontecimentos impressionantes e condenáveis - e um hino á vida e ao amor - o amor entre as pessoas e o amor pelos livros - conseguindo assim, ser ao mesmo tempo tocante, divertido, emocionante...inesquecível.

Em suma, "A sociedade literária da tarte de casca de batata" é um livro muito rico, escrito de uma forma dinâmica, perspicaz, inteligente e envolvente!

Tenho pena que este seja o primeiro e último livro de Mary Ann Shaffer, uma vez que a autora já faleceu, mas fico feliz por saber que realizou o seu sonho!

Na minha opinião este livro é quase obrigatório para todos os amantes dos livros, acho quase impossível alguém ler e não gostar!
Leiam e façam também parte deste fantástica "Sociedade literária da tarte de casca de batata"! =)

6 comentários:

  1. Fiquei ainda mais curiosa, porque já queria ler este livro há algum tempo...Deve ser muito bom...:)

    Beijinhs***

    ResponderEliminar
  2. Já tinha lido críticas positivas deste livro mas a tua convenceu-me: tenho mesmo que ler...
    Dá uma espreitadela no meu blog:
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. tenho este livro na estante...tenho de o ler :)

    ResponderEliminar
  4. Olá meninas!

    Andreia, Cris e Tinkerbell aconselho vivamente esta leitura, para mim revelou-se uma das melhores deste ano! Tenho a certeza que vão gostar :)

    Bjinhs

    ResponderEliminar
  5. Bem, não conhecia este!
    Parece mesmo o meu tipo de livro!
    Fica já para uma das minhas próximas leituras! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de conhecer, é um dos meus livros preferidos de sempre. ;)

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)