sábado, 29 de novembro de 2014

Frases que ficam...

 
Ingredientes para o amor - Erica Bauermeister

Em breve Lilian descobriu que as capas dos livros, à semelhança das expressões faciais, podiam vaticinar estados de espírito, pois a mãe de Lilian embrenhava-se profundamente nos livros que lia, até que a alma do protagonista a envolvia, como um perfume aplicado por uma mão indistinta.
Pág. 13
 
Alguns cheiros eram intensos, como o ressoar olfactivo de uns saltos altos num soalho de madeira. Outros pareciam o calor do ar num final de Verão.
Pág. 15
 
No último momento, a mãe de Margaret afastava a chávena de leite da caçarola e Lilian olhava para o molho, um campo de neve imaculado, com um cheiro como a sensação de calma depois de uma doença, quando o mundo começa de novo a parecer agradável e acolhedor.
Pág. 16
 
"O chocolate produziu um som áspero ao ser arrastado pela parte mais fina do ralador, caindo em nuvens finas sobre a bancada e libertando um aroma a salas empoeiradas repletas de chocolate amargo e velhas cartas de amor, a gavetas de fundo de secretárias antigas e às últimas folhas de Outono, a amêndoas, a canela e açúcar.
Pág. 27
 
A mãe de Lilian aceitou a maçã, e absorta, pressionou a superfície macia e fria contra a face.
- Dá-nos a sensação do Outono - comentou e tricou-a. O som nítido e doce da dentada preencheu o ar como uma salva de palmas repentina e Lilian deu uma gargalhada.
Pág. 30
 
(...) Para fazer conscientemente algo que nos deixasse feliz seria preciso sabermos quem éramos. Tentar perceber isso nos dias que corriam era como pescar num lago numa noite sem luar - não se fazia ideia do que se poderia apanhar.
Pág.47
 
Quando a dança acabou, manteve-a perto de si, a mão dela na sua como uma flor que tivesse colhido.
Pág. 61
 
A voz de Lilian tinha uma característica que chagava a todos os que a ouviam. Deixava cada pessoa sentir-se protegida, perdoada por coisas de que nem se apercebera que fizera. Quando Lilian nos dizia para entrarmos, assim fazíamos, nem que fosse só para estar perto dessa voz.
Pág.93

2 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito da frase da pág.61, simples mas diz muito.
    Bom fim de semana e boas leituras para A e B.

    ResponderEliminar
  2. Olá Leitora, por acaso também é a minha preferida! ;)

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)