segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O Jardim das Sombras - Mark Mills


Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 314
Editor: Civilização Editora

Sinopse
O encantador jardim renascentista de uma villa italiana esconde um mistério. O passado e o presente encontram-se em duas histórias de amor, vingança e assassinato separadas no tempo 400 anos...
O jardim da Villa Docci, no coração da Toscana, dedicado à memória da jovem esposa de um nobre do século XV, é um mundo misterioso de estátuas, grutas, trilhos serpenteantes e epígrafes clássicas, que poderão ocultar uma mensagem secreta. O jovem Adam Strickland, da Universidade de Cambridge, parece ser a pessoa certa para decifrar o mistério. Viaja para a Itália e conhece a família Docci, tão sedutora como a villa que habita e o respectivo jardim. Mas a Itália do pós-guerra ainda é um local estranho e perigoso, e os Docci parecem esconder alguns esqueletos no armário… Será que uma nova tragédia irá ter lugar na amaldiçoada Villa Docci?
 


A minha opinião:

Este livro estava há muito tempo à espera na estante, até que a vontade de me embrenhar num bom mistério fez chegar a sua vez.

O Jardim das Sombras trata-se de isso mesmo, de um perder-se por terras italianas, pela região da Toscana, e mais concretamente pela Villa Dolcci, para a resolução de um (ou serão dois?!) mistérios esquecidos no tempo.

Adorei a aura de enigma em que o jardim se encontrava envolto e que o autor conseguiu transmitir claramente. Tal como as descrições das estátuas e espaços que o compunham que me fizeram sentir muitas vezes dentro do jardim.

Gostei principalmente do mistério que envolvia o Jardim e do exercício mental que o autor leva a personagem de Adam a realizar, levando-nos a percorrer histórias da mitologia, obras como o Inferno de Dante, conceitos arquitectónicos, etc...

Quanto ao segundo mistério do enredo achei-o um pouco previsível, mas gostei da trama e surpresas em volta da sua resolução.

Em suma, foi um livro que proporcionou um bom entretenimento e que me levou, mais uma vez, a passear por uma das regiões que mais desejo conhecer - a Toscana.


Classificação: 3 Bom

2 comentários:

  1. Itália? Histórias da mitologia? Obras como o Inferno de Dante??

    Vai já para a lista de futuras leituras! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma leitura simpática.
      O que gostei mesmo mesmo foi de imaginar/visualizar aquele fantástico jardim memorial!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)