sábado, 7 de fevereiro de 2015

A Mulher de Cabelos Loiros e o Homem de Chapéu - Deborah McKinlay


Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 240
Editor: Edições Asa

Tudo começa com uma carta.
Eve Petworth escreve-a com o objetivo de felicitar um dos seus escritores favoritos.
Jackson Cooper lê-a e, embora tenha tudo o que um escritor de fama mundial possa desejar, sente uma ligação imediata com a sua autora. Algo que, percebe então, o sucesso e o dinheiro não compram.
Não se conhecem pessoalmente e têm pouco - ou mesmo nada - em comum. Eve é inglesa e vive voluntariamente enclausurada em casa.
O mundo fora de portas angustia-a. As relações sociais paralisam-na. É uma romântica que se condenou à solidão.
Jackson é americano e vive rodeado de pessoas, principalmente mulheres. Mas ninguém consegue ajudá-lo a ultrapassar o bloqueio criativo que o atormenta secretamente. É um artista sem rumo.
Em jeito de evasão, Jackson transfere o seu impulso criativo para a cozinha. Infelizmente, a sua nova namorada é vegetariana e pouco dada a devaneios gastronómicos. Essa é uma lacuna que Eve está mais do que habilitada a preencher, dada a energia que dedica às mais delicadas e complexas iguarias. E quando trocam receitas e segredos culinários, a distância entre ambos quase se extingue. Uma distância que é simultaneamente reconfortante (para Eve) e tentadora (para Jackson).
O escritor está disposto a arriscar quebrar a magia que esta improvável amizade trouxe à sua vida e propõe um encontro na cidade mais gourmet do mundo: Paris. Não podia saber que a ansiedade patológica de Eve torna esse sonho impossível…


A minha opinião:

Este não é um romance vulgar, trata-se da história de duas personagens unidas pelos livros e pela culinária. Haverá melhor combinação?! ;)

A culinária aparece nesta história como um refúgio para ambas as personagens. Um refúgio das suas batalhas. Eve dos seus ataques de pânico e da relação com a filha. Jack, do bloqueio na escrita de um novo livro e da sua relação com as mulheres. Em comum, a descoberta si próprios...

Se o tempo me o houvesse permitido tinha lido este livro de uma vez só, de tão fluída e convidativa é a sua escrita. Adorei a forma de inclusão das cartas na narrativa. Tal como a forma como as personagens falavam do seu gosto pela cozinha e partilhavam várias dicas entre si.

Todo o ambiente de amor pela culinária fez-me, logo ao 3º capítulo, ir para a minha própria cozinha dar largas à criatividade e inventar um petiscozinho para o meu jantar. 

Em suma, um romance que considero original e especial e, que recomendo a sua leitura, em especial aos amantes de culinária.

Classificação: 4 Muito Bom!

2 comentários:

  1. UAU!!!
    Adorei a tua opinião. Apetecia-me ter aqui o livro e começar já a ler. Deve ser tão bom!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa! =D
      É uma delícia este livro e lê-se num instantinho!
      beijinho

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)