terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Por Treze Razões - Jay Asher








Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 308
Editor: Editorial Presença

Sinopse:

Naquele dia quando Clay regressou da escola, encontrou à porta de casa uma estranha encomenda com o seu nome escrito, mas sem remetente. Ao abri-la descobre que, dentro de uma caixa de sapatos, alguém colocara sete cassetes áudio, com os lados numerados de um a treze. Graças a um velho leitor de cassetes Clay prepara-se para ouvi-las quando é sobressaltado pela voz de Hannah Baker de dezasseis anos, que se suicidara recentemente e por quem ele estivera apaixonado. Na gravação, Hannah explica os seus treze motivos para pôr fim à vida, que a cada um deles correspondia uma pessoa e que todas elas iriam descobrir na gravação o seu contributo pessoal para aquele trágico desfecho.

A minha opinião:

AVISO: Este livro pode provocar efeitos secundários! Um dos quais é fazer-nos passar noites sem dormir (para poder ler mais e mais)!! =)
Quando este belo livrinho chegou a minha casa, estava eu a começar a ler o 333 mas... incorri no erro de começar a folhear o livro recém-chegado e fiquei presa a ele! Não o consegui mais largar e tive que por de parte a leitura anterior e ler este até ao fim. :)

A estória fascinante deste livro é nos revelada através das próprias palavras de Hannah deixadas nas cassetes e pelos pensamentos e angústias de Clay, um dos destinatários da caixa.

Surgem-nos vários sentimentos durante a leitura, um dos mais frequentes é o desejo de poder ajudar a rapariga, de mudar o rumo da história. Tal como Clay, enquanto ouvimos/lemos as cassetes sentimos alguma esperança ao perceber que ali poderia ter sido diferente, que ali alguém a poderia ter ajudado e temos esperança que ela mude de ideias mas... só depois nos lembramos que enquanto estamos a ouvir o conteúdo das cassetes já é tarde demais, Hannah já se suicidou. E, aí sentimos a mesma frustração, o mesmo sentimento angustiante de incapacidade que Clay sente ao perceber que está a ouvir a amiga a desistir da vida e que agora já não a pode ajudar!

Ficamos também a reflectir sobre como se sentirão as pessoas a quem Hannah deixou este pesado fardo, agora que já nada podem fazer para remediar o que fizeram... como lidarão eles com a culpa no futuro que têm à sua frente?...

Foi realmente impossível parar de ler este livro, somos presos pela necessidade de tentar compreender as razões de Hannah e também pela curiosidade de saber quem virá a seguir, quem será o próximo destinatário das cassetes e o que terá ele feito para merecer estar ali.

Dizem que é um livro para adolescentes, mas eu acho que todos os adultos o deveriam ler! Pois além da lição que o livro e Hannah nos ensina -
"Ninguém pode ter a certeza do impacte que exerce na vida dos demais. A maior parte das vezes, nem nos passa pela cabeça. E, não obstante, não podemos evitar exercê-lo."
- fazendo-nos talvez pensar mais nos nossos pequenos actos que podem ser grandes para outras pessoas, faz-nos também ficar mais alerta para possíveis sinais existentes nas pessoas à nossa volta.

Resumindo, um livro fantástico!

7 comentários:

  1. Eu já li esse livro e adorei tal como tu. Fizeste uma análise em pontos que também destaquei no meu comentário no Refúgio dos Livros.

    Muitas vezes também dei por mim a desejar que alguém ajudasse Hannah e mudasse o final da história.

    É um excelente livro para nos chamar atenção para a importância de actos que para nós não são importantes mas que têm um impacto relevante noutras pessoas.

    Beijos,

    Diana Barbosa

    ResponderEliminar
  2. eh laaaa!! Fiquei toda curiosa!!!! Essas coisas nao se fazem!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu recebi este livro no Natal e pretendo lÊ-lo em breve.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o livro e também acho que não é só para jovens os adultos também o devem ler.

    ResponderEliminar
  5. Ai que eu já ia passar esta opinião à frente pura e simplesmente por a capa não me ter chamado minimamente a atenção, nem o título, mas depois por algum motivo voltei atrás e pensei: "deixa lá ler a opinião".
    Ainda bem que o fiz! Parece ser mesmo o tipo de livros que eu gosto de ler!
    Vai já para a lista! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito mesmo deste. Um livro marcante. E de certa forma comparo-o ao "Se eu ficar", por isso, como já vi que gostaste, aconselho-te a ler este! :)

      Eliminar
    2. Bem, assim sendo vou mesmo pegar nele mal o encontre!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)