sábado, 3 de julho de 2010

A Promessa - Brunonia Barry








Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 376
Editor: Porto Editora

Sinopse:

Espantoso. Enfeitiçante. Inesquecível.Towner Whitney, uma mulher enigmática e fascinante, descende de uma família de mulheres de Salem que têm a capacidade de ler o futuro nos padrões da renda típica da cidade.Após uma vida de traumas e tragédias que a leva a exilar-se na Califórnia, Towner regressa à sua cidade natal, em busca da tia-avó, Eva, desaparecida misteriosamente.Towner vê-se, assim, obrigada a enfrentar os medos do seu passado e a verdade das tragédias na sua família.A Promessa é uma narrativa hipnotizante que desvela um mundo de segredos, identidades perdidas, mentiras e meias-verdades, onde a realidade e a ficção se unem inexoravelmente.

A minha opinião:

Esta crítica estava difícil de sair, devido à falta de tempo mas principalmente pela desilusão que o livro se mostrou. Depois de o ter tanto tempo na minha lista de desejos esperava bem melhor.

Logo ao inicio fiquei pasmada com esta entrada: "Chamo-me Towner Whitney. Não, não é propriamente verdade. O meu verdadeiro nome próprio é Sophya. Nunca acreditem em mim. Minto a toda a hora. Sou uma louca... Esta última parte é verdade.", pensei: Mas que é isto?! Deste começo não pode sair nada de muito bom! =S

Depois a história tem um enredo enfadonho, com pouca acção e a pouca que tem parece-me bastante confusa, muito devido às tais mentiras. Em certas partes lembro-me que cheguei a pensar porque é que isto ou aquilo era relevante para a história!

Quanto à parte relacionada com a magia (a parte que me levou a ler este livro e da qual vi muito pouco) revelou-se, a meu ver, muito fraca.

A desilusão final foi chegar ao fim da leitura e não perceber o sentido do título!! :( Mas porque é que o livro se chama "A Promessa"?! Qual promessa? Será que me escapou algo? Alguém que tenha lido o livro que me explique por favor.

Mas enfim, nem tudo foi mau* neste livro, a parte final foi, para mim, a salvação do livro. Quando se desvendam todos os mistérios e mentiras senti-me como se me tivessem tirado uma venda dos olhos e finalmente pudesse ver claramente. Desta parte gostei sim! Outro ponto a favor são sem dúvida as referências a Salem e toda a sua história.

* "Mau" será forma de expressão, pois na minha opinião não há realmente livros maus, mas sim, talvez, leituras adequadas a cada leitor e aos vários momentos da sua vida.
Eu já vi críticas muito boas e positivas em relação a este livro, por isso acredito que talvez as minhas expectativas sobre ele e o momento em que o li talvez interferissem na apreciação desta leitura.

2 comentários:

  1. trocasdelivros.blogspot.com

    Participa!!

    ResponderEliminar
  2. Eu cheguei a pensar comprá-lo. Estive com ele na mão mas li essa primeira frase e reconsiderei. Talvez leia-o no futuro não sei.

    Bjinhos A. e melhores leituras!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)