domingo, 2 de outubro de 2011

O Amor é o melhor remédio - Jamie Reidy





Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 272
Editor: Editorial Presença
Colecção: Vidas D'escritas

Sinopse:

Quando questionado pela mãe sobre o que fazia exactamente para ganhar a vida, Jamie Reidy apercebeu-se não só que não sabia responder-lhe mas também que tinha uma boa história para contar. Enquanto delegado de informação médica da Pfizer, Jamie fazia parte de uma realidade que a muitos passava despercebida. Num tom descontraído e numa prosa repleta de vivacidade, o autor leva-nos aos bastidores da indústria farmacêutica norte-americana. Um livro revelador e fascinante, que não deixará ninguém indiferente.

A minha opinião:

Este livro não foi bem aquilo de que estava à espera. Como já tinha ouvido falar no filme nele baseado, que se trata de uma espécie de comédia romântica, esperava que o enredo do livro fosse semelhante. No entanto, o livro apenas nos descreve, com todos os pormenores, a profissão de Delegado de Informação Médica.


Contudo, gostei de conhecer alguns segredos da indústria farmacêutica e dos seus vendedores.
Aconteceu-me também uma situação hilariante durante a leitura do livro: um dia tive que levar a minha mãe a uma consulta ao Centro de Saúde e fiquei à sua espera no carro. Levei o livrito para ir lendo, como faço sempre que sei que vou ter momentos mortos e, qual não é o meu espanto quando vejo estacionar a meu lado um carro, que me chamou a atenção por ser um topo de gama, e vejo o seu ocupante ao espelho a arranjar o cabelo, a verificar o sorriso, depois a sair do carro e vestir o belo do casaco do fato, alisá-lo bem alisadinho e finalmente dirigir-se à bagageira do carro e retirar uma mala, abri-la e verificar o seu interior e finalmente dirigir-se para a porta do Centro de saúde onde deitou mais uma olhada para verificar o seu aspecto, para ter a certeza que estaria perfeito para entrar e convencer a recepcionista e fazer mais umas vendas!! =D


Eh eh eu só pensava, a personagem do livro saltou cá fora e está mesmo á minha frente!! Será que ele tem conhecimento da existência deste livro!? Será que ele sabe que eu consegui saber o que ele faz só de olhar para ele?? eh eh amei a situação! =)


Com tudo isto, percebi que apesar do livro ter algumas partes mais chatas com todas as descrições de todos os processos de aprendizagens pelo que os vendedores passam, de todos os seus truques e artimanhas, o autor apresenta um retrato muito real e interessante daquela profissão!!

Classificação: 2,5/5 Razoável

2 comentários:

  1. Eu não li, mas vi o filme. Se calhar o filme é mais entusiasmante do que o livro!

    Se quiseres podes ver aqui a minha opiniao

    http://silenciosquefalam.blogspot.com/2011/02/filme-o-amor-e-o-melhor-remedio-love.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel,

    sim, pelo que já vi do trailer do filme, este deve ter um enredo bem mais interessante que o do livro! =S

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)