domingo, 25 de março de 2012

Um ano à beira-mar - Joan Anderson






Edição/Reimpressão: 2011
Páginas: 220
Editora: Noites Brancas



A minha opinião:

Ora aqui está um livro não para devorar, mas para saborear...no entanto fui embalada pelas palavras de Joan Anderson e devorei rapidamente estas 220 páginas.

“Um ano à beira-mar” está repleto de preciosos ensinamentos e se tivesse o hábito de sublinhar algumas citações que quero guardar, este ficaria muito colorido, pois elas são uma constante ao longo do livro.

Esta é a história verídica de uma mulher que deu tudo de si pela família, pelo seu casamento e que foi deixando de ser ela própria. Cansada de tanta estagnação e insatisfação e já com os filhos a viverem fora de casa, Joan decide afastar-se e passar algum tempo numa casa á beira-mar. Sozinha, no meio da natureza, vai viver novas experiências que a levarão a conhecer-se melhor e a encontrar-se de novo.

Adorei cada capitulo, cada descoberta e aprendizagem de Joan...

Ao ler este livro deu-me uma vontade imensa de ir até á beira-mar... caminhar e sentir a brisa refrescante, sentir os pés em contacto com a areia, agarrar um punhado dela e vê-la escorrer por entre os dedos... Dar um mergulho no mar e ser embalada pelas ondas. Sentar-me apenas a ouvir o murmúrio do mar, ver uma gaivota voar... Assistir a dois dos mais belos espectáculos com que a natureza nos presenteia, que é o amanhecer e o pôr-do-sol... E quem me dera poder, tal como Joan nadar com as focas! :) (Desculpem a divagação...)

Gosto muito da capa, penso que esta ilustra muito bem a serenidade e plenitude que a autora encontrou neste ano à beira-mar.

De vez em quando, é muito bom ler um livro que nos recorde de que as coisas mais simples são as melhores...

Diria que esta é uma leitura obrigatória para muitas mulheres que tal como a autora, se anularam e que vivem apenas para a família, ou, também para qualquer pessoa, que por qualquer motivo se tenha perdido de si própria, pois vai certamente rever-se e identificar-se com os sentimentos de Joan. E quem sabe este livro seja uma inspiração :)

Classificação: 5 Excelente!

1 comentário:

Obrigada pelo comentário! :)