domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Feitiço da Lua - Sarah Addison Allen



Por vezes é necessário acreditar no impossível.



Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 246
Editor: Quinta Essência

Sinopse:

No seu mais recente romance mágico, Sarah Addison Allen convida-nos a visitar uma pitoresca cidade do sul dos Estados Unidos onde duas mulheres bem diferentes descobrem como encontrar o seu lugar no mundo - por mais deslocadas que se sintam.

Emily Benedict vai para Mullaby, na Carolina do Norte, na esperança de pelo menos resolver alguns dos mistérios que rodeiam a vida da mãe. Porém, assim que Emily entra na casa onde a mãe cresceu e trava conhecimento com mo avô, cuja existência sempre desconhecera, descobre que os mistérios não se resolvem em Mullaby, são um modo de vida: o papel de parede muda de padrão para se adequar ao estado de espírito do ocupante do quarto, luzes inexplicáveis dançam pelo quintal à meia-noite e uma vizinha, Julia Winterson, cozinha esperança sob a forma de bolos, desejando não apenas satisfazer a gulodice da cidade mas também reacender o amor que receia ter perdido para sempre. Mas porque desencorajam todos a relação de Emily com o atraente e misterioso filho da família mais importante de Mullaby? Ela veio para a cidade a fim de obter respostas, mas tudo o que encontra são mais perguntas.
Um bolo de colibri poderá trazer de volta um amor perdido? Haverá mesmo um fantasma a dançar no quintal de Emily? As respostas não são o nunca o que esperamos, mas nesta pequena cidade de adoráveis desadaptados, o inesperado faz parte do dia-a-dia.


A minha opinião:

As primeiras palavras que me ocorrem para caracterizar este livro são: ternura e doçura! Este livro é realmente enternecedor e com uma doçura que chega até nós logo nas primeiras palavras.

Na minha opinião, muito do que contribui para tal efeito são os pormenores. A autora dá à história pequenos (grandes) detalhes que são para mim, metaforicamente falando, como que o fio dourado que borda esta história! :)

Desses vários pormenores aqueles que mais me apaixonaram foram:

o fantástico papel de parede do quarto de Emily! Quem não gostaria de ter um papel de parede que muda de padrão consoante o nosso estado de espírito?! :)

a "relação" entre os deliciosos bolos que Júlia cozinhava, Saywer e outra personagem muito especial que não posso revelar! Adorei a história que explica a gulosice de Saywer por bolos! Realmente enternecedora.

Tal como a forma como Emily se foi aproximando do seu gigante avô, a forma como os dois se foram conquistando mutuamente.

Apaixonei-me também pelas "luzes de Mullaby" que apareceram desde o 1º dia a Emily... e pela pulseira que pertencia à mãe de Emily e que continha uma misteriosa inscrição "Tua da escuridão à luz".

Por fim, a frase que mais me marcou e que acho que traduz bem a principal mensagem da história, principalmente em relação às duas principais personagens - Júlia e Emily - foi:
"...depois de todo aquele tempo, depois de toda a procura e de toda a espera... regressava para descobrir que a felicidade estava precisamente onde a deixara!"

Enfim, foi uma leitura deliciosa de que gostei muito e que acho ideal para ler nestas frias tardes de Inverno, para nos aquecer pelo menos interiormente.

P.S. - Não poderia passar sem deixar aqui os meus Parabéns à Quinta Essência pelas suas maravilhosas capas, onde também aqui cada pormenor faz a diferença!
Adorei tanto a capa como o separador mas, gostei especialmente do pormenor do título com as letras que brilham no escuro! Tendo em conta a história acho que foi a cereja no topo do bolo! Adorei. ;)


Classificação: 4,5/5

3 comentários:

  1. Olá A.!
    Sarah Addison Allen tem mesmo personagens sonhadoras que habitam lugares mágicos. São aquelas histórias que nos aquecem o coração. já li os 3 dela publicados cá em Portugal e adorei-os a todos.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Não pude deixar de dizer que esta autora tem mesmo um toque de magia na ponta da sua caneta!
    Também adoro os livros dela.
    E nunca tinha pensado muito na capa, mas este, como os outros dois livros, estão realmente com umas capas muito boas! Fazem realmente toda a diferença!
    Boas leituras!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. "esta autora tem mesmo um toque de magia na ponta da sua caneta!"
    bela descrição Kel! :) tb gosto muito desta autora.

    bjinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)