sábado, 17 de março de 2012

A Árvore dos Segredos - Sarah Addison Allen


Quando descobrimos o poder duradouro da amizade e do amor



Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 280
Editor: Quinta Essência



A minha opinião:

O que eu adoro nos livros da Sarah é a sua capacidade de integrar pequenos toques de magia e mistério na vida das personagens, de uma forma tão suave, tão natural, que me leva a pensar que isso até poderia realmente acontecer na vida real. É este tipo de fantasia que eu gosto!

Este livro, a meu ver, foca na sua história alguns temas que se complementam, sendo o principal, o valor da amizade verdadeira que perdura no tempo contra todas as vicissitudes da vida. Mas, aborda também, os comportamentos em comunidade, por exemplo, a questão dos estereótipos/rótulos que nos são atribuídos e que nem sempre correspondem à realidade, e do "lugar" que nos é remetido pela pessoas à nossa volta em consequência desse rótulo.

Na história, algumas personagens falam dos rótulos que lhes foram atribuídos durante a sua adolescência: Willa, a brincalhona da Escola Secundária de Walls of Water; Colin (o Homem-espeto) e Paxton, os meninos ricos que iriam com certeza corresponder às expectativas dos pais; Sebastian, o excêntrico e possivelmente homossexual. E falam do facto de no passado, por vezes, se comportarem como as pessoas à sua volta esperavam que eles se comportassem, da dificuldade em se libertarem desse "rótulo" que acham não os identificar e, da necessidade que sentem de alguém os ver como eles realmente são e não como os rotularam.

Simpatizei logo desde o início com a personagem de Paxton Osgood, apesar de ela, no início, nos ser descrita como o estereótipo de típica menina da alta sociedade, algo me dizia que ela não era bem assim. A minha simpatia por esta personagem aumentou também quando vi que partilhamos da mesma mania de fazer listas! Embora as minhas abordem assuntos algo diferentes dos dela!! :)

Simpatizei também com a personagem de Rachel, a empregada da loja de Willa, e a sua mania interessante de anotar as formas como os clientes pediam os seus cafés e analisar o que isso poderia querer dizer sobre as suas personalidades.

Achei que talvez pudessem ter sido mais exploradas as personagens das avós de Willa e Paxton, já que o cerne da história gira ao redor do seu passado.

Quanto aos cenários, gostei de conhecer a Blue Ridge Madam. Adoro boas descrições de uma bela mansão antiga!
No entanto, teria gostado que o pessegueiro, a Árvore dos Segredos, pudesse ter guardado um segredo mais positivo. Pois, a forma extraordinária como a autora descreveu o aroma a pêssegos e toda a sua envolvência assim me fazia desejá-lo no meu imaginário.

Em suma, para mim, os romances mágicos de Sarah Addison Allen são sempre uma lufada de ar fresco, de boas vibrações, de esperança em coisas boas... e por isso recomendo-os a toda a gente e principalmente a quem achar que está a precisar de algum destes ingredientes na sua vida, literária ou real. ;)


Classificação: 4 - Muito Bom

5 comentários:

  1. Olá A e B!
    Adorei o novo look do blogue!!! ;)
    Estou a precisar de um ler um romance destes. Tenho gostado de todos os que li da autora e já tenho saudades das histórias dela.

    bjs!**

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Patrícia :)

    Também gostei de todos os que li dela, só me falta "O Quarto Mágico" e até tenho pena de o ler porque depois já não vou ter mais para ler e vou ter que esperar que ela escreva o próximo! :S :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. É um dos desafios que vou fazer a mim própria, tentar ler livros com um "toque" de fantasia, pois é algo que eu não aprecio mas já ouvi dizer que andam por ai boas escritoras dentro deste género, sendo esta uma delas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb tenho algumas reticências em relação a alguns livros de ou com fantasia.
      Não consigo ainda bem explicar mas tenho um certo limite, ou como quem diz, há uma linha que separa, até onde ou até que quantidade a fantasia é aceitável para mim numa história!
      E esta autora é aquela que eu sei que nunca me desilude, pois utiliza exactamente a quantidade/qualidade de fantasia que eu gosto! ;) Recomendo!!

      Eliminar
    2. Exactamente!
      Para mim ou é uma fantasia muito boa, tipo Harry Potter ou então histórias com um pouco de fantasia, como dizer... credíveis?
      Sendo assim vou arriscar mesmo nesta autora! ;)

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)