sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A caminho de casa - Fabio Volo


Edição/Reimpressão:2014
Páginas: 304
Editora: Presença
 
A minha opinião: Adorei, sem dúvida um dos melhores livros que já li este ano! Foi um prazer perder-me e encontrar-me nas páginas deste novo livro de Fabio Volo. 
 
"A caminho de casa" mexeu com as minhas emoções, tocou o meu coração, fez-me refletir, chorar e sorrir.
Mais do que a história dos irmãos Marco e Andrea, esta é a história da família destes dois homens profundamente marcados pela doença e morte da mãe, que passado alguns anos se reencontram por causa da pai estar doente. Entre passado e presente caminhamos lado a lado com esta família, ficamos a conhecer o que os une e o que os afasta. Ficamos a conhecer como no passado os irmãos e o pai lidaram com a devastadora doença da mãe e sua morte, como isso influenciou as suas escolhas, os seus relacionamentos e aquilo que são hoje. No presente acompanhamos a evolução da relação de Marco e Andrea, os seus relacionamentos amorosos e a forma tocante como cuidam do seu pai doente ás portas da morte. O autor expõe de forma magistral a fragilidade de um homem idoso, no fim da sua vida, e de como isso se repercute na vida dos filhos.
 
A escrita de Fabio Volo é simples, direta, crua mas ao mesmo tempo cativante, profunda, tocante e por isso tão bela.
 
O autor retrata como ninguém o dia-dia das pessoas, a vida tal como ela é, com as suas alegrias e tristezas, conquistas e derrotas. É esta um das características que mais gosto nos seus livros, o realismo, os enredos são credíveis e as personagens poderiam ser qualquer pessoa que conhecemos. Fabio Volo desnuda-lhes a alma expondo-os perante nós de tal forma que é impossível não sentirmos de imediato uma empatia ou um qualquer elo de ligação pois facilmente compreendemos porque é que cada um é como é.
 
Em "A caminho de casa" não posso dizer que alguma das personagens se tenha para mim destacado, gostei muito de todas. Fiquei encantada com a cumplicidade e ternura do casal Marco e Isabella e dei por mim a torcer rapidamente por um final feliz para os dois. Sem grandes floreados ou romantismo o autor conseguiu com este casal transmitir-nos na perfeição a essência do verdadeiro amor.  
 
Em suma, um livro magnífico sobre as relações familiares, escolhas, o amor, a amizade, a vida e a morte.
 
Espero que em breve este livro esteja a caminho da vossa casa, pois vão ver que vai valer a pena a sua leitura, recomendo vivamente!
 
Classificação: 5 Excelente!
 

 
 Obrigada á Editorial Presença pela oportunidade desta magnifica leitura.
 
* Para mais informações sobre este livro podem consultar a página do mesmo no site da  Presença aqui 
 

2 comentários:

  1. Se eu já estava curiosa com este livro, agora vai ser mesmo para ler!
    Excelente opinião! ;)

    ResponderEliminar
  2. É muito bom, este livro, um dos melhores que li no ano que passou.
    Obrigada. :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)